Mais de 54% dos alunos aprovados na USP vieram de escolas públicas, e vestibular 2023 se torna o mais inclusivo da história

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Entre os estudantes, 2.020 são do grupo Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). Desde o início da política de reserva de vagas, em 2017, esse foi o maior porcentual atingido em todo o vestibular. Praça do Relógio, na cidade universitária da USP
Divulgação
Mais da metade dos estudantes que foram aprovados no vestibular de 2023 da Universidade de São Paulo (USP) cursaram o ensino médio em escola pública. De acordo com dados da universidade, das 10.662 vagas preenchidas, 5.714 são de alunos que vieram do ensino público, ou seja, 54,1%
Entre os estudantes, 2.020 são do grupo Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). Desde o início da política de reserva de vagas, em 2017, esse foi o maior porcentual atingido em todo o vestibular.
Em 2018, 41,2% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
Em 2019, 42% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
Em 2020, 47,7% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
Em 2021, 51,8% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
Em 2022, 51,7% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
Em 2023, 54,1% dos selecionados eram oriundos de escolas públicas.
No saldo final, o vestibular 2023 preencheu 10.662 das 11.147 vagas oferecidas, equivalente a 95,6% das vagas. As remanescentes são disponibilizadas para transferência interna, transferência externa e para candidatos portadores de diploma de curso superior.
Os dados foram divulgados pela Pró-Reitoria de Graduação durante a sessão temática do Conselho Universitário que aconteceu no dia 25 de abril e discutiu as propostas e os desafios da Graduação na Universidade.
O vestibular 2023 da USP foi realizado de uma maneira diferente:
Todos os candidatos concorreram, primeiramente, às vagas destinadas à Ampla Concorrência (AC), independentemente da categoria em que se inscreveram. Dessa forma, foram preenchidas antes as vagas para Ampla Concorrência, depois as vagas para Escola Pública, seguindo os critérios, e só depois as vagas para PPI.
A universidade adotou a alteração com o objetivo de ampliar as possibilidades dos candidatos EP e PPI, que além de concorreram as vagas reservadas, disputaram também de ampla concorrência.

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