Prefeitura de Paranaguá e IFPR formam primeiras turmas de cursos técnicos

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Paranaguá realizou, na segunda-feira, 15, a formatura de cerca de 80 estudantes que finalizaram os cursos técnicos ofertados gratuitamente. A oferta dos cursos ocorreu por meio de um convênio firmado entre a prefeitura e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) em 2019. Na oportunidade, também foi realizada a assinatura de convênio para novas turmas.

A A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, e o coordenador dos cursos técnicos do polo do IFPR, Welington Frandj, comemoraram a parceria

Para o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, a parceria com o IFPR tem revertido em bons resultados para a sociedade. “Agradeço ao IFPR pelos convênios que fizeram com a Prefeitura. Há alguns dias estivemos na instituição assinando um convênio para a criação do Restaurante Cidadão, que logo estará funcionando e atendendo a toda a região. A oferta de cursos para toda a população ajuda no mercado de trabalho, nós precisamos ter mão de obra qualificada”, ressaltou Marcelo.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a parceria com o IFPR

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Falanga, falou sobre a importância dos cursos para o desenvolvimento social da comunidade. “Sáo cinco cursos técnicos que tiveram sua formatura, uma parceria da secretaria com o IFPR. Os cursos iniciaram em 2019, antes da pandemia, e só puderam ser concluídos agora. Isso é desenvolvimento social, a gente promover essas parcerias para que as pessoas tenham acesso a qualificação profissional para que possam gerar renda”, disse Ana Paula.

Cursos

O coordenador dos cursos técnicos do polo do IFPR e vereador em Paranaguá, Welington Frandj, explicou quais áreas são ofertados os cursos. “É um momento muito sublime para todos nós, são cinco cursos técnicos que foram ofertados, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente Comunitário da Saúde, Serviços Públicos, Administração e Meio Ambiente. A gente proporciona esses cursos gratuitamente para a nossa população. É um momento de celebração porque um curso desse custa muito e hoje podemos oferecer gratuitamente”, afirmou Wellington.

Segundo ele, cinco novas turmas já foram abertas e, em breve, será realizado um novo processo seletivo. “Os cursos são abertos à toda a comunidade para quem tem ensino médio completo”, ressaltou o coordenador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.