Mais de mil pessoas em vulnerabilidade social foram atendidas em ação do TJ-AC de emissão de documentos

mais-de-mil-pessoas-em-vulnerabilidade-social-foram-atendidas-em-acao-do-tj-ac-de-emissao-de-documentos


Atendimentos foram feitos no Palácio da Justiça entre sexta (12) e sábado (13). Emissão do RG foi o serviço mais buscado e chegou a 160 atendimentos nos dois dias. Ação se estende até sábado (13) em Rio Branco
Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre
Mais de mil pessoas em situação de vulnerabilidade social foram atendidas entre sexta-feira (12) e sábado (13) em Rio Branco durante o Projeto “Registre-se!”, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC). Os dados foram divulgados nesta segunda (15).
Leia também:
Ação emite documentos a pessoas em vulnerabilidade social em Rio Branco até sábado (13)
Após três anos, mulher trans consegue trocar nome e gênero na certidão de nascimento no Acre: ‘vitória’
A ação faz parte da Semana Nacional do Registro Civil. Ao todo, foram 1.090 atendimentos com emissão de certidão de nascimento, 1ª e 2ª via do RG, CPF, e título de eleitor, além de cadastro no CadÚnico e orientações jurídicas. O público foi atendido no Palácio da Justiça, na capital.
A emissão do RG foi um dos serviços mais procurados. As senhas acabaram antes do fim da ação. Ao todo, cerca de 160 atendimentos foram realizados para retirada do documento.
“Fiz um apelo ao governador que dê uma olhada nisso e tente, na medida do possível, aumentar esse serviço porque o povo precisa de RG. Muita gente andando com o chamado espelho do RG como se fosse o documento e não pode ser dessa maneira, precisamos fazer um esforço para aumentar esse serviço ao povo”, destacou o juiz de Direito da Vara de Registro Público, Edinaldo Muniz.
A autônoma Williane Silva de Oliveira foi uma das beneficiadas com a ação. Ela pegou a certidão de nascimento com o nome social e o gênero alterado no sábado.
Ela explicou o que o momento significou em sua vida. “Significa uma vitória, uma vitória pra nossa causa, significa que a gente está evoluindo bastante na nossa sociedade. Eu estava muito ansiosa, mas foi bem tranquilo, gostei bastante, fui bem acolhida e foi excepcional. Gostei muito”, destacou.
Após dois dias de atendimentos, judiciário acreano finaliza ação Registre-se
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.