Criminosos cobram multam e até negociam leilões de carros usados em nome do Detran|ES; saiba como evitar golpes

O crime, que já foi identificado pelas autoridades, aumentou nos últimos meses no Espírito Santo, segundo órgão. Criminosos enviam e-mails com infrações de trânsito em nome do DetranIES
Reprodução/TV Gazeta
Na tentativa de aplicar golpes, estelionatários estão enviando e-mails com cobranças falsas de infrações de trânsito em nome do Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), além de tentarem leiloar carros usados em sites não oficiais. O crime, que já foi identificado pelas autoridades, aumentou nos últimos meses, segundo órgão.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira explicou que o departamento só se comunica com o cidadão a medida que a pessoa solicita o serviço.
Site oficial do DetranIES
Reprodução/ TV Gazeta
“Por exemplo, renovação de habilitação: o cidadão provoca o Detran e durante a tramitação, ele pode receber um sms, com um código sms pra ter acesso a sua habilitação no aplicativo, ou um comunicação por e-mail falando do status do processo dele”, disse.
A orientação do diretor é desconsiderar qualquer link suspeito que não seja o site oficial do Detran.
“É sempre .es que é Espírito Santo e .gov que significa ser uma entidade do governo”, explicou.
Leilões de carros usados
Editais de leilão eletrônico do DetranIES
Reprodução/TV Gazeta
Outra prática dos criminosos já identificada pelos criminosos é o leilão falso dos carros usados apreendidos pelo órgão. Neste caso, o preço oferecido é no site não oficial é muito abaixo do mercado.
“Não há facilidade. Tudo tem que ser feito dentro das regras. Se você estiver interessado em comprar um veículo em leilão do Detran, só siga se esse leilão estiver publicado em nosso site. A empresa, a data, tudo fica lá”, explicou o diretorp geral do Detran, Givaldo Vieira.
Cuidados
De acordo com o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Polícia Civil Brenno Andrade, uma estratégia dos criminosos para enganar as vítimas sem precisar entrar em contato com as pessoas é promover os sites falsos, colocando-os no topo da lista das plataformas de busca e pesquisa on-line dando uma falsa impressão de credibilidade.
“Não quer dizer que o site está ranqueado lá em cima que ele é verdade. Então a pessoa precisa parar e analisar objetivamente”, disse.
Segundo Brenno, alguns passos são fundamentais para não cair em golpes. São eles:
Verificar o site e não clicar em links recebidos em e-mail
Verificar o edital de leitão
Verificar o leiloeiro (se é regularmente inscrito na junta comercial)
Tentar contato com ele
A partir de todas essas garantias, começar a efetuar os lances
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.