Fila de espera no INSS aumenta nos primeiros meses de 2023

fila-de-espera-no-inss-aumenta-nos-primeiros-meses-de-2023

fila-de-espera-no-inss-aumenta-nos-primeiros-meses-de-2023


Já são mais de 1,3 milhão de brasileiros aguardando respostas para os pedidos de benefício; Nordeste é a região com maior número de pessoas em espera. Começo do ano registra aumento na fila do INSS; são 1,3 milhão aguardando benefício
A fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentou em 2023. Nos primeiros meses deste ano, já são 1,3 milhão de pessoas que estão aguardando respostas para pedidos de benefício. E em alguns casos, a espera já está próxima de completar um ano.
Governo antecipa para maio e junho ’13º salário’ para segurados do INSS; veja calendário
Governo estima que rombo previdenciário deve dobrar até 2060; analistas veem necessidade de nova reforma no futuro
É o caso da atendente de telemarketing Ocely Maceno de Oliveira, que está sem trabalhar desde abril de 2022 – na ocasião, ela caiu em um buraco no quintal de casa e torceu o tornozelo. Lesionada, ela entrou com o pedido de auxílio em junho. E até agora, em maio de 2023, aguarda a análise do processo.
“Eu já fiz três reclamações. A última que eles me responderam falaram que era 147 dias para eles darem o resultado”, explicou Ocely.
A atendente de telemarketing Ocely Maceno de Oliveira aguarda quase um ano pela resposta do INSS
Reprodução/TV Globo
O número de 1,3 milhão de pessoas aguardando a resposta do INSS representa um aumento de 6% em comparação com a contagem feita em janeiro. O Nordeste é a região onde a fila está maior, com quase 500 mil pessoas. Em março, o tempo médio para a concessão do benefício estava em 71 dias – menor que os 85 de janeiro, mas ainda insuficiente.
“Eu acho que é uma humilhação para a gente, trabalhadores, né? Porque todos os meses desconta do nosso salário. Aí no momento que você mais precisa deles, né, você não consegue o benefício. já são quase um ano que eu estou aguardando e nada”, diz Ocely.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.
Fila do INSS aumentou quase 6% em três meses
Reprodução/TV Globo
Assista às reportagens do Bom Dia Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.