Da prisão a premiação internacional: designer de sobrancelhas relata sonho de ajudar outras mulheres

da-prisao-a-premiacao-internacional:-designer-de-sobrancelhas-relata-sonho-de-ajudar-outras-mulheres


Fernanda Barcelli, de 40 anos, chegou a ser presa por envolvimento em furto a caixas eletrônicos, em 2013. Ainda na penitenciária, ela começou a fazer sobrancelhas de detentas. Mais tarde, se tornou campeã mundial no congresso de sobrancelhas ‘Worldwide Eyebrow Festival’. Fernanda Barcelli, de Sorocaba (SP), ganha concurso de design de sobrancelhas
Arquivo Pessoal
Diante de uma plateia de 400 pessoas, Fernanda Barcelli, de Sorocaba (SP), lembrou de tudo o que já viveu para chegar até ali. Aos 40 anos, ela já conquistou o reconhecimento internacional como designer de sobrancelhas por meio de um concurso na Holanda.
No entanto, antes de chegar ao topo, ela conheceu o fundo do poço. Em 2013, Fernanda foi presa por envolvimento em furto a caixas eletrônicos, sendo solta dois anos depois.
Em entrevista ao g1, ela relembrou os aprendizados, as conquistas e como o amor da família e o acolhimento ajudaram a enfrentar esse processo.
“Em uma palestra me fizeram uma pergunta de que, se eu fechasse os olhos, qual momento estaria na minha cabeça. Falei que jamais pensei em passar por isso e que fui presa. Disse para não desistirem se estão com algum problema, pois com força de vontade elas conseguem”, relata.
Fernanda foi campeã mundial, em primeiro lugar, no congresso de sobrancelhas “Worldwide Eyebrow Festival”, em setembro de 2019. Em 2022, ela esteve no mesmo evento, que ocorreu em Rotterdam, na Holanda, mostrando ao vivo a técnica que a tornou vencedora.
Desde então, já realizou palestras e atendimentos em países como Egito, Portugal, Espanha, Colômbia, México e França.
Fernanda ministra palestras sobre desing de sobrancelhas
Arquivo Pessoal
Design de sobrancelhas na prisão
Antes de tudo acontecer, Fernanda trabalhava no setor de indústria, como supervisora, e criava o filho sozinha. Ela aprendeu sobre cabelo e design de sobrancelhas ao ajudar a irmã, que tinha um salão de beleza.
Mais tarde, Fernanda se envolveu no crime de furto com um companheiro e amigos. Ela foi detida e levada para a Penitenciária Feminina de Campinas (SP). Seu papel, na quadrilha, era avisar sobre a movimentação de policiais, com ligações, e também realizar o transporte dos bandidos.
Conforme o relato, as mulheres sempre a trataram bem na prisão. Ela passou a fazer o design de sobrancelhas das detentas em troca de um maço de cigarro, para que pudesse usá-lo para comprar outras coisas no presídio, como pudim ou chocolate. Como no local não entra dinheiro, o cigarro é uma espécie de moeda.
“Mesmo naquele lugar, aprendi a amar sobrancelhas. Fazia o design nas meninas para elas receberem visita de seus familiares no domingo. Na minha cela chegava a ter 35 pessoas, então eu fazia de todas.”
Fernanda Barcelli leva reconhecimento por desing de sobrancelhas
Arquivo Pessoal
O filho dela, que atualmente tem 24 anos, ficou com a avó, na época. Para ela, tudo o que passou foi uma lição com a qual aprendeu a valorizar a família e a vida que tinha.
“Vi que eu era diferente das pessoas ali, que tinha uma família e amor. É um povo muito carente, mulheres que sentem falta das suas famílias. Isso ajudou no sentido de devolver a autoestima para elas. Quando viam a sobrancelha, aquele sorriso valia mais do que o maço de cigarro que pagavam.”
Para fazer a sobrancelha das detentas, era permitido usar pinça e tesoura sem ponta, conforme lembra Fernanda.
Volta por cima
Ao sair da prisão, a irmã de Fernanda, Renata Barcelli, inaugurou o seu primeiro laboratório de sobrancelhas, e convidou a irmã para começar do zero, se especializar com cursos e trabalhar com ela.
“Ela propôs uma vida nova e aceitei. Fui fazer cursos profissionalizantes para me aperfeiçoar. Evoluímos em Sorocaba e mudamos para um espaço maior. Com o tempo descobri que eu tinha que estar inteira para cuidar de outras pessoas.”
O filho dela começou a trabalhar com a família aos 16 anos, como menor aprendiz, e permanece até hoje no laboratório de pigmentos criado pela irmã.
“Tem coisas que lembro e fico com remorso. Não vejo como um ponto ruim da minha vida. Eu precisava passar por aquilo para dar valor a minha família. Hoje, consigo viajar para qualquer país com o dinheiro de sobrancelha.”
Fernanda dá cursos de design de sobrancelhas e micropgmentação por preço simbólico
Arquivo Pessoal
Sonho de ajudar
Uma das maiores motivações para Fernanda, agora, é ajudar outras pessoas, tanto que ela já participa de uma ação da campanha Outubro Rosa, que oferece micropigmentação de sobrancelhas de graça para mulheres que tiveram ou estão em tratamento de câncer.
Ainda assim, quer ir mais longe. Um dos sonhos dela é dar cursos para detentas que estão em presídios da região de Sorocaba, ensinando a técnica do design de sobrancelhas.
“Antes tinha vergonha, mas hoje posso ajudar muitas pessoas. Dou curso de design de sobrancelhas com um preço bem simbólico para mulheres e meu sonho é poder dar esse curso em presídios, para ajudar meninas que querem ser ajudadas.”
Veja mais notícias da região em g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.