O que se sabe sobre as sacadas que desabaram em prédio em Belém

o-que-se-sabe-sobre-as-sacadas-que-desabaram-em-predio-em-belem

O desabamento das sacadas ocorrido no último sábado, 13, foi um dos principais destaques no final de semana em Belém e virou notícia em todo o país, mas o que se sabe até o momento sobre o incidente com as 13 sacadas do edifício Cristo Rei, localizado na Rua dos Mundurucus, entre Quintino Bocaiúva e Generalíssimo Deodoro, no bairro da Cremação.

Segundo as últimas atualizações do Corpo de Bombeiros (CBM-PA), ainda não há laudo específico, mas se as outras sacadas estiverem com condições semelhantes às das que desabaram, a demolição será recomendada.

A corporação ainda não sabe se o projeto arquitetônico ou estrutural estava em condições de receber sacada.

As hipóteses ainda estão sendo levantadas pela Perícia Criminal da Polícia Científica, a qual está atuando de forma integrada e colaborativa com o CBMPA. Os moradores estão autorizados a acessarem os apartamentos, individualmente, acompanhados pela guarnição de socorro, a fim de retirarem os pertences mais importantes, como medicações e documentos.

Sinistros no edifício

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA) informou na tarde de sábado, 13, que não existe obras no edifício Cristo Rei. Outras informações como uma suposta explosão foram esclarecidas pelo órgão.

Segundo a presidente do Conselho, Adriana Falconeri, não houve qualquer tipo de sinistro especulado pela vizinham em torno do prédio, como explosão, vazamento de gás ou uma possível obra que estaria sendo realizada no 13º andar, de onde iniciou o efeito domino levando todas as sacadas de um dos lados do edifício ao chão.

Pertences

Moradores do edifício Cristo Rei retornaram neste domingo, 14, aos seus apartamentos apenas para pegar alguns pertences. A entrada no edifício, foi totalmente supervisionada pela corporação. Só foi permitida a permanência de um morador por vez.

Momento da queda

Câmeras de segurança registraram o momento impressionante em que as treze sacadas do edifício.

Os escombros atingiram carros e fiações. ninguém ficou ferido. O local continua interditado pelo Corpo de Bombeiros e a previsão é que os moradores só deverão voltar para casa quando todas as ações de segurança forem estabelecidas no local.

Rua dos Mundurucus

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que a Rua dos Mundurucus foi liberada parcialmente. Agora, o trânsito no local está fluindo em duas faixas.

A via foi bloqueada na tarde do último sábado, 13, devido ao desabamento das sacadas de um prédio, ocorrido no trecho da Rua dos Mundurucus, próximo à travessa Quintino Bocaiúva.

A calçada do prédio, a ciclofaixa e a primeira faixa de trânsito da via ainda estão interditadas e sendo monitoradas pela equipe de trânsito da Semob, para garantir a fluidez e a segurança viária.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.