Detalhes perdidos motivam ‘reforma’ no brasão de Santa Catarina; veja como fica

detalhes-perdidos-motivam-‘reforma’-no-brasao-de-santa-catarina;-veja-como-fica

detalhes-perdidos-motivam-‘reforma’-no-brasao-de-santa-catarina;-veja-como-fica

O governo de Santa Catarina criou um novo Manual de Marca para os símbolos que representam o Estado, incluindo o brasão, que, ao longo dos anos, perdeu características e detalhes históricos.

Bandeira de Santa Catarina – Foto: Daniel Queiroz/Arquivo/ND

O desenho original do brasão é de 1895, do ilustrador Lucas Alexandre Boiteux. As armas do Estado de Santa Catarina foram estabelecidas pela Lei 126, de 15 de agosto de 1895, que estabeleceu também a Bandeira do Estado.

Comparativo – Foto: Governo de SC/Secom/Divulgação/ND

Em 1953, o brasão foi reimaginado para alterar a grafia do nome do Estado, retirando o H de Santa Catharina. Entre as descaracterizações que ocorreram ao longo do tempo, estão deformações na face da águia, erros de perspectiva, problemas no traçado, erros de dimensão e proporção e asas da águia sem simetria.

 

Para o governo, técnicas rudimentares de serigrafia e, depois, de digitalização, foram os principais motivos que levaram a perdas de detalhes ao longo dos anos.

Descaracterizações – Foto: Governo de SC/Secom/Divulgação/ND

Agora, a marca volta a receber uma padronização com base nesse resgate histórico e será usada em todas as comunicações oficiais do governo do Estado: propagandas institucionais, placas, outdoors, identificação de veículos e todas outras iniciativas relacionadas à administração estadual.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.