Comunidades tradicionais encerram celebrações à Nossa Senhora do Rosário na Grande BH

Comunidade dos Arturos, em Contagem, e Reinado Treze de Maio, no bairro Concórdia, em BH, renovam a fé No Concórdia, região Nordeste de Belo Horizonte, o Reinaldo Treze de Maio realizou cortejo com as guardas
Harley Lucas
Neste domingo (14) do Dia das Mães, comunidades tradicionais da região metropolitana de Belo Horizonte encerraram os festejos e celebrações à Nossa Senhora do Rosário e ao 13 de maio, Dia da Abolição.
No bairro Concórdia, na região Nordeste de Belo Horizonte, o Reinado Treze de Maio encerrou neste domingo a Festa de Nossa Senhora do Rosário, em celebração aos 135 da abolição da escravatura e os 80 anos do Reinaldo.
Neste ano, o Reinaldo Treze de Maio comemora 80 anos de atividade no bairro Concórdia, em BH
Harley Lucas
Os festejos iniciaram no dia primeiro de maio com a louvação ao Boi da Manta. Na sexta-feira (12), o grupo fez o hasteamento das bandeiras e, no sábado e hoje, foram realizados cortejos com a participação de diversas guardas de congado e moçambique. A festa se encerra às 22 horas.
Isabel Casimira Gasparino, a Belinha, mantém viva a tradição do Reinaldo Treze de Maio no bairro Concórdia
Harley Lucas
Festa da Abolição
Em Contagem, a Comunidade dos Arturos realizou neste domingo o encerramento da Festa da Abolição.
O evento compõe o calendário anual de atividades da comunidade e é permeado pelo culto à Nossa Senhora do Rosário e inclui, além dos cortejos, o desfile dos congadeiros, cumprimento de promessas, encontro de grupos de congados e procissões.
Comunidade do Arturos realizou neste fim de semana as atividades da tradicional Festa da Abolição
Rick Rezende
As comemorações também começaram na sexta-feira (12) com o Candombe dos Arturos. Neste domingo, a comunidade realizou a Festa da Matina. À tarde, houve procissão de São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário, saindo da comunidade dos Arturos até a Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
A devoção a Nossa Senhora do Rosário é o ponto central das comemorações na Comunidade dos Arturos
Rick Rezende
A festa será encerrada com o descimento das bandeiras.
Dia do Preto Velho
A “Noite da Liberdade”, tradicional festa dos Pretos-Velhos, reuniu vários centros de umbanda na praça 13 de Maio, no bairro da Graça, região Nordeste de Belo Horizonte, na noite de sábado (13).
A festa do Preto-Velho é realizada há mais de 40 anos na Praça 13 de Maio, no Bairro da Graça, região Nordeste de Belo Horizonte
Edson Pereira
“Celebramos e revivemos toda a natureza e a resistência de nossa ancestralidade. Não calarão nossos tambores”, disse Ricardo de Moura, o Pai Ricardo, presidente da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, e presidente da Reunião Umbandista Mineira (RUM), entidade que conta com a participação de 30 terreiros de Belo Horizonte e região metropolitana.
A festa do Preto-Velho na praça 13 de Maio recria no espaço público o ritual que é realizado dentro dos terreiros de umbanda
Edson Pereira
Além de celebrar uma das entidades mais cultuadas nas religiões de matriz africana, a festa também é um momento de fé, com distribuição de passes aos adeptos à umbanda.
Os vídeos mais vistos no g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.