Roraima tem alerta de perigo de chuvas intensas com ventos de até 100 km/h, diz Inmet

roraima-tem-alerta-de-perigo-de-chuvas-intensas-com-ventos-de-ate-100-km/h,-diz-inmet


Previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Comunicado vale até às 10h de segunda-feira (15). Guarda-chuva é item essencial para quem for sair de casa neste domingo (14).
Reprodução/GovernoMS/Arquivo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (14), um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para todos os municípios de Roraima. O comunicado vale até às 10h da próxima segunda-feira (15).
A previsão é de chuvas com volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia. Os ventos intensos devem ficar entre 60 e 100 km/h.
Entenda o que significam as cores do Inmet
MEIO AMBIENTE: Fim de semana terá geadas no Sul e recordes de baixa temperatura
O alerta laranja aponta a previsão de ‘perigo’ e significa que as chances de chuvas são altas. Com chuvas desse nível, há risco real de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em todo o estado, segundo o Instituto de Meteorologia.
Além de Roraima, o alerta laranja engloba cidades do Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Pará, Amapá e Tocantins. O grande volume de chuva nessas áreas da região Norte ocorre devido à combinação do calor e alta umidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Orientações
As orientações do Inmet são para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, o recomendado é que as pessoas evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e desliguem o quadro geral de energia.
Caso haja algum problema, o Instituto Nacional de Metereologia orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.