Mesmo fora da presidência de Conselho da ONU, Brasil ainda tenta aprovar resolução sobre Israel-Hamas

mesmo-fora-da-presidencia-de-conselho-da-onu,-brasil-ainda-tenta-aprovar-resolucao-sobre-israel-hamas

Israel bombardeia alvos do Hamas em campo de refugiados em Gaza
Fora da presidência do Conselho de Segurança da ONU a partir desta quarta-feira (1º), a equipe brasileira espera aprovar ainda nesta semana uma última resolução negociada pelo Brasil com os países que não são membros permanentes do colegiado.
Seria uma grande vitória da diplomacia brasileira. Segundo a equipe do chanceler Mauro Vieira, os diplomatas brasileiros trabalharam intensamente, não só para aprovar, mas também para evitar um veto.
Havia até uma possibilidade de a resolução ser colocada em votação na terça-feira (31), mas os últimos eventos na região, como ataques a Israel vindos do Iêmen e o bombardeio a um campo de refugiados em Gaza, fizeram os países pedirem mais tempo para reavaliar a situação.
“Muito fato novo acontecendo”, avaliou um diplomata brasileiro.
O Brasil avalia que os países do Conselho de Segurança precisam acelerar as negociações e aprovar uma resolução porque a preocupação com o alastramento do conflito no Oriente Médio aumentou muito nas últimas horas.
O que pode, inclusive, demandar ajustes no texto que estava fechado na noite de terça (31). Por isso, a votação pode ficar até para a próxima semana, já com a China na presidência do conselho.
Brasileiros em Gaza
A equipe brasileira também vai aumentar as gestões com Israel e Egito, na busca de incluir os brasileiros na Faixa de Gaza na lista daqueles que podem deixar a região.
Entre os primeiros autorizados, o Brasil não figurou na relação, assim como nenhum país latino-americano ou africano. Do mundo árabe, apenas a Jordânia.
Segundo os diplomatas, essa é uma prioridade da equipe brasileira, que nesta quarta conseguiu retirar 33 brasileiros da Cisjordânia, diante do risco de o conflito se alastrar para a região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.