Onda de furtos assusta moradores e comerciantes do centro de Jundiaí

onda-de-furtos-assusta-moradores-e-comerciantes-do-centro-de-jundiai


Somente no segundo semestre deste ano, 33 furtos na região central foram atendidos pela Guarda Municipal de Jundiaí (SP). Moradores e comerciantes pedem reforço no policiamento. Comerciantes e moradores de Jundiaí reclamam de furtos no Centro
Moradores e comerciantes do centro de Jundiaí (SP) relatam sensação de insegurança diante da quantidade de furtos que estão acontecendo na região.
Segundo eles, a maioria ocorre entre as ruas Coronel Siqueira de Moraes e Prudente de Moraes. A base da Guarda Municipal (GM), que fica a cerca de 400 metros das vias, parece não impedir a ação dos criminosos na região.
Um dos furtos foi registrado por uma câmera de segurança. Na imagem, um homem com roupa preta atravessa a rua, para em frente a uma casa e arromba o portão. Após alguns minutos dentro da casa, ele sai com uma mochila com itens furtados do imóvel. Ele passa ao lado de uma viatura da GM, mas não é abordado (assista acima).
O morador da casa, Airton Souza Costa, disse que, no dia do crime, saiu cedo para caminhar e, quando voltou, descobriu que o imóvel tinha sido furtado.
Moradores e comerciantes de Jundiaí (SP) tentam reforçar segurança instalando grades, cercas e câmeras nos imóveis. Onda de furtos preocupa quem vive na região.
Gustavo Marques/TV Tem
“Conseguiram levar celulares, perfumes, minha carteira com documentos, cartão de crédito”, conta Airton.
Ubirajara Matheus teve a casa furtada quatro vezes, duas no mesmo dia. Enquanto saía para resolver problemas de um furto, foi furtado novamente.
“Eu saí para poder fechar o vão que tinha sido feito durante o arrombamento. Aí as pessoas voltaram, provavelmente viram que tinha mais coisas para levar, e fizeram outro roubo”, comenta o morador.
Ubirajara Matheus, morador do centro de Jundiaí (SP), teve a casa furtada quatro vezes
Gustavo Marques/TV Tem
Na Rua do Rosário, também no centro de Jundiaí, um comércio foi furtado. O suspeito saiu do local se arrastando e levou vários objetos dentro de uma mochila. Em outro assalto, os bandidos levaram um carrinho para carregar equipamentos furtados.
Outro vídeo registra o momento em que um rapaz atira uma pedra e quebra a porta de vidro de um comércio. Como não encontrou dinheiro no caixa do estabelecimento, o criminoso levou doces do local.
Na oficina de Rodinei Albuquerque, até a grade por onde passa a rede de esgoto e fios de hidrômetros foram levados. Um prejuízo de R$ 1.800, segundo calcula o mecânico.
Quem vive e trabalha na região, conta com a ajuda de câmeras, grades e cercas nos imóveis para tentar frear a onda de furtos.
Moradores e comerciantes de Jundiaí (SP) tentam reforçar segurança com câmeras, grades e proteções nos imóveis
Gustavo Marques/TV Tem
Cristina Oliveira mora e trabalha há mais de 20 anos na região central e diz que a sensação de insegurança aumentou nos últimos anos.
“Eu só tenho sentido aumentar cada vez essa insegurança. E, mesmo a gente achando que não tem nada a perder, o que mais me preocupa é perder a vida”, afirma Cristina.
Cristina Oliveira mora e trabalha há mais de 20 anos na região central de Jundiaí (SP)
Gustavo Marques/TV Tem
Resposta da prefeitura
Em nota, a prefeitura informou que a Guarda Municipal faz rondas frequentes pelo centro da cidade. Disse ainda que a região tem câmeras de monitoramento e orienta a população a chamar a GM pelo telefone 153.
Segundo a prefeitura, no segundo semestre deste ano, até o momento, foram atendidos 33 casos de furtos pela GM na região central.
A Polícia Militar não respondeu os questionamos da TV TEM.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.