Mesmo demitido há 2 anos, ex-estagiário envolvido em vazamento de dados da Justiça do RS ainda tinha acesso ao sistema

mesmo-demitido-ha-2-anos,-ex-estagiario-envolvido-em-vazamento-de-dados-da-justica-do-rs-ainda-tinha-acesso-ao-sistema

Ele é suspeito de usar a senha de uma funcionária do Fórum de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, para vazar uma investigação que acontecia na cidade de Cachoeira do Sul. Mesmo demitido há 2 anos, ex-estagiário envolvido em vazamento de dados da Justiça do RS ainda tinha acesso ao sistema
O Fantástico repercutiu neste domingo (29) as prisões de estagiários e servidores públicos da Justiça do Rio Grande do Sul, acusados de vazarem informações sigilosas de processos. O promotor de justiça do Rio Grande do Sul, Flávio Duarte, destaca que são vários casos, sendo que o mais grave diz respeito a um estagiário que ingressava no sistema eletrônico de processos do estado em busca de medidas recém-cadastradas.
Ele é suspeito de usar a senha de uma funcionária do Fórum de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, para vazar uma investigação que acontecia na cidade de Cachoeira do Sul. E o estagiário foi além:
“Ele se fez passar por um policial, cobrando R$ 4 mil para que a busca não fosse cumprida”, conta o promotor.
Ainda segundo o promotor, só no mês de novembro de 2022, esse estagiário consultou 15 ordens judiciais sigilosas envolvendo crimes como tráfico de drogas, clonagem de carros, medicamentos sem registro na Anvisa e prática de jogos de azar. E o mais impressionante: o jovem tinha sido demitido do fórum mais de 2 anos antes – em março de 2020. Tratando-se, de um ex-estagiário.
A reportagem conversou com uma pessoa que o estagiário tentou extorquir. “Mandaram a foto dos pedaços da investigação”, diz.
Uma investigação apura o vazamento de um pedido de buscas onde uma mulher mora com o companheiro, suspeito de receptação.
“Eles entraram em contato falando que eles iam bater na minha casa e que se tratava de uma investigação, que era de mim e do meu marido”, disse a mulher, que contou à reportagem que pessoas entraram em contato tentando vender informações da investigação.
“Tem interesse em saber o conteúdo da nova busca que terás? R$ 2 Mil, te envio o doc”, disse a mensagem.
Ao se negar a pagar, a mulher ainda foi vítima de deboche. “Você vai se lembrar de mim”, disse o criminoso.
14 estagiários foram afastados
O Tribunal de Justiça, que participa das investigações, já afastou 14 estagiários e investiga a utilização indevida das senhas de outros 7 servidores. Eles podem responder por violação de sigilo funcional e associação criminosa, com pena total de até sete anos.
“Todas as senhas foram trocadas, desde os magistrados a estagiários. orientando os servidores a não repassarem senhas, magistrados, não repassarem senha. Ninguém. Senha é uma informação pessoal do indivíduo, então não pode repassar”, afirma o desembargador Vincius
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Estagiários da Justiça vazavam dados de processos sigilosos para traficantes

Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.