Coluna da segunda: perfil moderado

Foto: Roberto Soares

Exercendo seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Renato Antunes (PL) tem o nome lembrado para disputar a Prefeitura do Recife em 2024, o que pode ser avaliado como um reflexo do bom trabalho já realizado, anteriormente, na Câmara do Recife, e que vem sendo desenvolvido agora na Casa de Joaquim Nabuco.

Além de Renato, o PL tem como opção o ex-ministro Gilson Machado. Apesar de ter saído das urnas com uma boa votação na corrida para o Senado, é prematuro afirmar que ele terá o mesmo desempenho por diversos fatores. Um deles é que naquela ocasião o sanfoneiro foi beneficiado pela polarização nacional, quando candidatos extremistas ganharam visibilidade.

Conservador e de visão liberal, Renato é conhecido por defender suas convicções de maneira incisiva, mas distante do radicalismo que levou a política brasileira ao abismo. A eleição do próximo ano vai exigir um debate equilibrado sobre os problemas que de fato precisam ser encarados e não deve surtir efeito fazer do pleito uma prévia da disputa presidencial.

Ex-líder da oposição na Câmara do Recife, Renato conhece bem as dificuldades enfrentadas pela população e ser aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) deve ser enxergado como um ponto positivo, considerando que o parlamentar pode estar integrado ao projeto do Palácio e ter um bom desempenho no campo da oposição.

Recepção – Presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Alepe, o deputado Antônio Moraes (PP), decano da Casa, oferece um almoço para a governadora Raquel Lyra (PSDB) nesta segunda (30), na sua fazenda, em Macaparana. A tucana inicia a semana cumprindo uma extensa agenda em cidades da Mata Norte, região em que o parlamentar tem forte inserção política.

Corpo a corpo – Depois de compromissos no último final de semana nas cidades de Caruaru, Vertentes e Trindade, a governadora Raquel Lyra (PSDB) passará nesta segunda (30) por Goiana, Aliança, Macaparana e São Vicente Ferrer. A intensa agenda de rua pode ser interpretada como uma mudança de estratégia do Palácio, para manter a tucana mais próxima dos pernambucanos.

Recesso pessoal – O prefeito João Campos (PSB) transmitiu o cargo, neste domingo (29), para a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT). Ela ficará à frente do Executivo municipal até o próximo dia 7 de novembro. “Depois de tanto trabalho, vou tirar uma semana de férias e recarregar a bateria para voltar com toda energia”, afirmou o socialista.

Curtas

Mata Norte – Com a presença do ministro Silvio Costa Filho, o Republicanos, filiou o ex-prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto, ao partido. Ele vai tentar voltar ao comando do Executivo municipal em 2024.

Mais faltoso – O deputado Luciano Bivar (UB) é o campeão de faltas da bancada pernambucana na Câmara Federal. De 90 sessões, o presidente nacional do União Brasil esteve ausente em 44.

O post Coluna da segunda: perfil moderado apareceu primeiro em Blog Cenário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.