Centro POP de Blumenau promove oficina literária com pessoas em situação de rua

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, de Blumenau, realizou nesta quinta-feira (27), uma roda literária focada no “Conto da Xícara”. 

Além de promover o contato com a literatura, a atividade conduzida pela assistente social Márcia Reinhold e pelo educador social Nelson Kestring teve como objetivo, refletir sobre a valorização da vida e a importância de procurar ajuda em momentos de crise, o fortalecimento dos vínculos e integração entre a equipe técnica e os usuários do Centro POP.

Localizado na Rua Rudolf Roedel, 63, bairro Salto Weissbach, o Centro POP possui um espaço físico 526,35 metros quadrados. A estrutura ampla, conta com refeitório, local para higiene pessoal, espaço externo de convivência e cultivo de horta e salas de atendimento e acompanhamento psicossocial e encaminhamentos aos serviços do Abrigo Municipal (Amblu) e da Casa de Passagem e atendimentos diurnos para pessoas em situação de rua que não aderem a estes serviços.

Os atendimentos no Centro POP são ofertados no sistema porta aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e o telefone para contato é o 3381-6509. 

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Abordagem Social

Anexo ao Centro POP está a equipe técnica de Abordagem Social, especializada na busca ativa e acolhimento de pessoas em situação de rua nos espaços públicos do município. Conforme preconiza a legislação brasileira vigente, o serviço não faz retirada compulsória de pessoas das ruas. O trabalho da Abordagem Social consiste em criar vínculos de confiança para convencer as pessoas a saírem dessa situação de forma voluntária.

Durante o atendimento, a equipe técnica identifica, cadastra e incentiva a aceitação dos serviços disponíveis por parte dos usuários. A partir do consentimento da pessoa em situação de rua para o acolhimento, os assistentes sociais iniciam a triagem das necessidades mais urgentes, como a verificação se o usuário porta ou precisa de documentos, e se há ou não necessidade de atendimento médico. No caso das mulheres, há verificação se foram vítimas de violência ou abuso.

A equipe de abordagem atende de segunda a sexta-feira das 5h30 à 1h e fins de semana das 8h às 20h, baseado nas solicitações que chegam pelos telefones 156 – Opção 2, (47) 3381-6510, WhatsApp (47) 99945-9630 ou por busca ativa.

Casas Terapêuticas e encaminhamentos para o mercado de trabalho

Além dos serviços da Abordagem Social, acolhimento no Amblu, Casa de Passagem e no Centro POP, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) conveniadas, faz encaminhamentos para outros serviços voltados às necessidades da população em vulnerabilidade social, como cursos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional, encaminhamento para vagas de emprego e casas terapêuticas para a superação de dependência química.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Homem é preso após agredir ex-companheira no bairro Valparaíso em Blumenau

Último desfile da Oktoberfest Blumenau é cancelado por conta da chuva

Defesa Civil de Rio do Sul mantém cota de inundação em 8 metros

O post Centro POP de Blumenau promove oficina literária com pessoas em situação de rua apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.