Santa Cruz da Esperança, SP, segue sem registrar homicídios há quase 10 anos

santa-cruz-da-esperanca,-sp,-segue-sem-registrar-homicidios-ha-quase-10-anos

santa-cruz-da-esperanca,-sp,-segue-sem-registrar-homicidios-ha-quase-10-anos


Segundo Secretaria de Segurança Pública (SSP), último crime foi registrado em 2014. Cidade tem cerca de 2 mil habitantes e é uma das menores na região de Ribeirão Preto (SP). Santa Cruz da Esperança, SP, não registra casos de homicídio doloso há quase 10 anos
Há quase dez anos, Santa Cruz da Esperança (SP) não registra nenhum caso de homicídio doloso — quando há intenção de matar. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o último crime desse tipo foi em 2014.
Entre os anos de 2013 e 2014, ainda segundo a SSP, quatro pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito em Santa Cruz da Esperança e até 2019, a cidade registrou outras cinco mortes pelo mesmo motivo.
Com aproximadamente 2 mil habitantes, Santa Cruz da Esperança, SP, é uma das cidades mais seguras da região
Reprodução EPTV / Valdinei Malaguti
Típica cidade do interior paulista, Santa Cruz é a menor da região de Ribeirão Preto (SP) e tem cerca de dois mil habitantes, de acordo com o Censo 2021.
Sem homicídios, a diminuição da criminalidade é perceptível entre os moradores.
A aposentada Leonilda Cardinali se mudou com o marido e os filhos para um sítio próximo da cidade na década de 1980, com o objetivo de realizar um sonho antigo de reunir a família e curtir a natureza.
“Meu marido e eu sempre gostamos da natureza, então a gente optou por comprar um sítio para a liberdade de todos nós”, diz.
A aposentada Leonilda Cardinali se mudou com o marido e os filhos para um sítio em Santa Cruz da Esperança, SP, na década de 80
Valdinei Malaguti/EPTV
Depois de um tempo, o sítio acabou virando também um local de trabalho para os filhos. Paulo Cardinali montou uma usina de compostagem para transformar sobras de alimento em adubo orgânico.
“Tem médico, tem escola e tem qualidade de vida. Se precisar de polícia aqui, a gente tem grupo no WhatsApp, em oito minutos eles estão aqui. É o lugar ideal para poder trabalhar”, diz o empresário.
O comerciante Manoel Lima conta que chegou a se mudar para São Paulo (SP) depois de casar, mas anos depois, ele e a mulher, Vera Lúcia de Andrade Lima, voltaram a Santa Cruz da Esperança, onde nasceram.
Desde então, o casal cuida de uma loja de materiais para construção no Centro da cidade.
“Tudo aqui para nós tem sido bom. Aqui vivemos mais tranquilos. A vida aqui é totalmente diferente de São Paulo, lá é um desespero, uma loucura”.
O casal Manoel Lima e Vera Lúcia de Andrade Lima chegou a morar em São Paulo, SP, mas optou por voltar a Santa Cruz da Esperança, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.