Rio de Janeiro terá fim de semana com pancadas de chuva forte

Segundo o Alerta Rio, na sexta-feira (27), o céu fica nublado a parcialmente nublado sobre a cidade do Rio de Janeiro, com previsão de chuva fraca a moderada de forma isolada na madrugada e manhã. A chuva poderá passar de 5mm/h. Já entre o sábado (28) e a segunda-feira (30), há previsão de pancadas de chuva moderada a forte no período da tarde e noite destes dias. As temperaturas, no entanto, sobem, chegando aos 35°C.

Nesta quinta-feira (26), um temporal assustou moradores e causou transtornos na capital fluminense. O dia praticamente virou noite, com nuvens muito carregadas no céu. O tempo mudou por causa da passagem de uma frente fria.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura a chuva que atingiu a cidade teve os maiores acumulados nas zonas norte e oeste. Só para se ter uma ideia, no período de 15 minutos, pela manhã, a estação meteorológica do Grajaú, por exemplo, registrou 19,2mm. Em Bangu, foram 18,2mm; em Madureira, 17,8mm; em Jacarepaguá/Tanque, 17,8mm; e em Santa Cruz, 17,4mm.

Trinta e cinco bolsões d’água foram registrados nas vias principais da cidade, além de três quedas de árvores contabilizadas (Cidade Nova, Laranjeiras e Vila Valqueire) e dois deslizamentos.

O município entrou em Estágio de Mobilização, segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade, devido às condições do tempo e aos registros de chuva forte a muito forte, e ventos moderados a fortes (até 76 km/h) na manhã desta quinta-feira.

Outras partes do estado

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro até a noite de quinta-feira (26), os Bombeiros tinham atendido a cerca de 100 ocorrências relacionadas às chuvas em todo o território fluminense. Foram ocorrências de corte de árvore, salvamento de pessoa e desabamento/deslizamento.

Um desses chamados, foi em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, uma idosa caiu em um canal após a queda de um muro. A moradora da comunidade Vila Ideal, identificada como Maria do Carmo Basílio, de 78 anos, foi levada pelas águas. Bombeiros e agentes da Defesa Civil Municipal fazem buscas no local para localizar a vítima.

“A corporação está empregando diversos recursos como drone e embarcações, que fazem a varredura, tanto no canal, quanto no Rio Pavuna, onde o canal deságua. As buscas não têm previsão de término e duram dia e noite”, informou o porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio, Major Fábio Contreiras.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rio de Janeiro terá fim de semana com pancadas de chuva forte no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.