Com previsão de 2 meses, governo do AC assina ordem de serviço para recuperação do Calçadão no Novo Mercado Velho

com-previsao-de-2-meses,-governo-do-ac-assina-ordem-de-servico-para-recuperacao-do-calcadao-no-novo-mercado-velho


Região é uma das que apresentou movimento do solo, rachaduras e risco de erosão à margem do Rio Acre após enchente. De acordo com a Seop, ordem de serviço para recuperação do deck da Gameleira também será assinada até a próxima semana. Rachaduras afastam clientes no Novo Mercado Velho
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Com previsão de dois meses de obras, o governo do Acre assinou a ordem de serviço para recuperação do Calçadão do Mercado Velho, em Rio Branco, que é uma das regiões que apresentou movimento de sol, rachaduras e risco de erosão à margem do Rio Acre.
LEIA MAIS:
Por conta de erosão, Seop abre licitação para revitalizar Calçadão da Gameleira
Após dois meses interditado, Calçadão da Gameleira é liberado para o Arraial Cultural em Rio Branco
Comerciantes reclamam de desbarrancamento no Centro de Rio Branco e pedem providências para evitar prejuízos
De acordo com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), serão investidos R$ 300 mil em recursos próprios do estado. A empresa vencedora da licitação fez uma última vistoria na região na última segunda-feira (23).
Conforme o secretário Ítalo Lopes, serão revitalizados 2 mil metros quadrados de calçamento, e será feita a manutenção de estruturas como bancos, postes, entre outras, , além do nivelamento dos trechos que sofreram afundamento.
“A equipe de engenharia da Seop realizou ontem, segunda-feira, junto à empresa vencedora da licitação, a última vistoria antes da execução da reforma. Além disso, conversamos com os comerciantes da Economia Solidária para sanar as últimas dúvidas quanto à intervenção”, informou.
Ainda segundo a Seop, uma nova ordem de serviço deve ser assinada até a próxima semana, para a revitalização do deck da Gameleira.
Problemas no solo e estruturas
Calçadão da Gameleira tem madeiras quebradas às margens do Rio Acre
Reprodução
Ao longo de todo ano, trechos de calçadas em locais próximos ao Rio Acre apresentam problemas no solo e nas estruturas. Após a cheia histórica do rio no entre março e abril de 2023, o Calçadão da Gameleira apresentou uma fissura de mais de 30 metros, e precisou ser interditada. O local só foi liberado em junho, durante o Arraial Cultural.
De acordo com a Seop, um plano para recuperação total do espaço será executado. No fim de setembro, a secretaria anunciou que uma licitação para esta obra estava em fase de homologação, e tinha previsão de abertura para outubro.
De acordo com a Seop, a revitalização vai abranger toda a extensão da Gameleira, além do Calçadão do Mercado Velho, que também apresenta movimento do solo.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.