
Para o preenchimento das vagas, também é preciso que os municípios façam adesão ao edital. Gestores têm até o dia 24 deste mês para oficializar a participação, e só após a conclusão deste processo as inscrições serão abertas para médicos. Programa Mais Médicos
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Saúde divulgou um chamamento público para médicos interessados em ocupar vagas remanescentes do programa Mais Médicos, de fortalecimento à atenção primária à saúde em regiões prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS), para doze municípios do Acre, sendo três deles com cinco vagas confirmadas e outros nove com adesão em cadastro de reserva.
O objetivo é que estes profissionais atuem na área de saúde da família e em comunidades especiais indígenas, conforme previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O edital havia sido anunciado em março para o período de adesão dos municípios.
São previstas nomeações para o período de quatro anos. O chamamento completo pode ser conferido neste link.
As vagas são para os seguintes municípios:
Assis Brasil (2 vagas confirmadas);
Cruzeiro do Sul;
Feijó;
Jordão (2 vagas confirmadas);
Mâncio Lima;
Manoel Urbano
Marechal Thaumaturgo;
Porto Walter;
Rodrigues Alves;
Santa Rosa do Purus (1 vaga confirmada);
Sena Madureira e
Tarauacá.
Edital
Em março, o ministério anunciou o edital com 12 vagas para o Acre. O número representa uma a menos que no ano passado, quando foram abertas 13 vagas para o programa no Acre.
Para o preenchimento das vagas, também é preciso que os municípios fizessem ou confirmassem adesão ao programa. Após a conclusão deste processo as inscrições serão abertas para os médicos.
Uma novidade do edital é que, pela primeira vez, o programa terá um cadastro de reserva. Ou seja, os médicos inscritos poderão ser chamados a qualquer momento para assumir o posto nos municípios participantes.
O governo manterá, neste primeiro edital de 2025, a reserva de vagas para pessoas com deficiência e para negros, indígenas e quilombolas. As cotas na seleção do Mais Médicos haviam sido introduzidas no último ano.
Para confirmar a adesão, os gestores dos estados e municípios devem se inscrever por meio do sistema e-Gestor até o dia 24 de março, com resultado do edital previsto para 8 de abril.
Integração
Ainda na segunda, o ministério também informou que os médicos que serão admitidos pelo novo edital passarão por formações voltadas a ampliar os esforços do governo federal para diminuir a fila de espera de atendimento em especialidades.
À imprensa, o ministro Alexandre Padilha anunciou que a pasta instalou uma sala de situação para avaliar e formular novas ações para garantir mais acesso a especialidades na saúde pública.
O espaço, segundo ele, reúne todas as secretarias da pasta e deve, em até 30 dias, desenhar o que poderá ser feito pelo governo federal para acelerar o atendimento de média e alta complexidade em todo país.
Reveja os telejornais do Acre