Ópera baseada em conto de Guimarães Rosa é encenada dentro de uma gruta na cidade onde escritor nasceu

opera-baseada-em-conto-de-guimaraes-rosa-e-encenada-dentro-de-uma-gruta-na-cidade-onde-escritor-nasceu

opera-baseada-em-conto-de-guimaraes-rosa-e-encenada-dentro-de-uma-gruta-na-cidade-onde-escritor-nasceu


Trecho de ‘Sagarana’ virou espetáculo dentro de cenário natural em Cordisburgo (MG). Ópera em gruta de Cordisburgo é inspirada na obra ‘Matraga’, do livro Sagarana, de Guimarães Rosa
Reprodução/Jornal Hoje
Uma ópera foi encenada dentro de uma gruta, em minas gerais. Ela é baseada em um conto de Guimarães Rosa e encantou um grupo seleto de moradores de Cordisburgo (MG), exatamente a mesma cidade onde nasceu o escritor.
Por uma esperada aproximação de ideias, veio a vontade de levar uma obra do escritor ao cenário natural. Segundo a maestra Ligia Amadio, a operação para fazer o reconhecimento do acústico do local levou cerca de um ano.
“Nós temos bastante limitações porque há áreas da caverna que não podem ser pisadas, com risco de que esse solo sofra algum tipo de transformação e se deteriore”, explicou.
A ópera Matraga é inspirada no conto “A Hora E A Vez de Augusto Matraga”, do livro Sagarana. Ela retrata a vida de um homem do sertão que, depois de quase morrer, trava uma batalha interna para abandonar o passado de ruindade que teve.
“Essa é uma experiência única, de estarmos aqui na terra do grande, imenso Guimarães Rosa. E podermos dar vida para esse conto dele, transformado em ópera…”, comemorou o tenor Flávio Leite.
Um grupo de 30 moradores da comunidade assistiu à apresentação. A ópera exaltou a mineiridade do escritor e abasteceu de poesia os corações dos conterrâneos.
“Dentro da gruta é muito mágico. O espetáculo foi maravilhoso. Muito tocante. Aqui a gente se vê nos personagens dele. O coração hoje está satisfeito”, disse a professora Sara June da Silva Ferreira.
Conterrâneos de Guimarães Rosa assistiram à ópera na gruta de Maquiné, em Cordisburgo (MG)
Reprodução/Jornal Hoje
LEIA MAIS:
‘Guimarães Rosa dormiu aqui’: conheça as casas históricas que fazem parte do ‘Grande Sertão: Veredas’
Conheça Cordisburgo (MG), onde nasceu Guimarães Rosa
Assista às reportagens do Jornal Hoje:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.