Ato nesta quarta-feira (25) ocorreu em frente ao prédio da prefeitura. Administração municipal alega que implantou 400 vagas rotativas no entorno; entenda as regras. Comerciantes de Ribeirão Preto (SP) fizeram um novo protesto, nesta quarta-feira (25), contra as regras dos corredores de ônibus da Avenida Dom Pedro I. Desta vez, eles pediram o fim da proibição de estacionamento no trecho fora do horário de pico.
O ato ocorreu em frente ao prédio da prefeitura, com manifestantes utilizando frases em cartazes e faixas para protestar. Não foram registradas ocorrências.
Desde 10 de outubro, a RP Mobi, empresa que gerencia o trânsito de Ribeirão, começou a multar quem desrespeitasse as novas regras da avenida, incluindo a proibição do estacionamento.
No dia seguinte, no entanto, uma flexibilização estabeleceu horários de permissão para veículos fora da frota do transporte coletivo municipal transitarem pelo corredor de ônibus, além de fazerem carga e descarga de mercadorias. O estacionamento comum, por outro lado, seguiu proibido.
Comerciantes fazem protesto em frente à Prefeitura de Ribeirão Preto contra proibição de estacionamento na Avenida Dom Pedro I
Reprodução/EPTV
Comerciantes relatam importância do estacionamento
O comerciante Clóvis de Morais participou do ato nesta quarta-feira e destacou a importância da liberação do estacionamento.
“Nosso intuito foi reforçar a necessidade de estacionamento para o nosso consumidor, sejam gestantes, idosos, cadeirantes. Tudo isso foi objeto de pelo menos cinco manifestações nesse período todo. […] O impacto tem sido muito grande, em torno de mais de 50% estamos perdendo não só de receita, como também de clientes”, disse.
Segundo Morais, as reivindicações foram ouvidas pelo secretário municipal de Governo, Antonio Daas Abboud.
O que diz a prefeitura?
Em nota, a prefeitura disse que implantou cerca de 400 vagas rotativas da Área Azul Digital em vias no entorno da Avenida Dom Pedro.
As regras da Avenida Dom Pedro
Circulação de veículos
Ônibus: terão os corredores exclusivos de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h, e aos sábados, das 6h às 9h
Veículos em geral: poderão utilizar as faixas dos corredores de segunda a sexta, entre 9h e 16h, e entre 19h e 6h; aos sábados, a partir das 9h desde que não haja ônibus na faixa; e aos domingos e feriados, em horário irrestrito.
Carga e descarga
Será permitida diariamente a carga e a descarga de mercadorias entre 9h30 e 11h.
Estacionamento
segue proibido na avenida com multa em caso de descumprimento;
os veículos podem parar nas ruas perpendiculares à Avenida Dom Pedro I, onde haverá cerca de 400 vagas de Área Azul Digital
Faixa exclusiva da Avenida Dom Pedro I em Ribeirão Preto, SP
Cacá Trovó – EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Corredores de ônibus: comerciantes de Ribeirão Preto protestam contra proibição de estacionamento na Avenida Dom Pedro I
Adicionar aos favoritos o Link permanente.