Estudante da Tijuca é alocada para fazer o Enem no interior do RJ, a mais de 200 km de distância

estudante-da-tijuca-e-alocada-para-fazer-o-enem-no-interior-do-rj,-a-mais-de-200-km-de-distancia

As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. A divulgação dos locais dos exames aconteceu na terça-feira (24). Estudantes reclamam da distância de locais de prova do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em novembro e, faltando menos de duas semanas para a primeira fase, alguns estudantes foram surpreendidos com os locais de prova. Os familiares de alguns estudantes reclamam que eles foram alocados a mais de 200 quilômetros de distância de casa.
“Ela preencheu o cadastro colocando que nós moramos na Tijuca. E na confirmação colocaram ela para fazer prova em Santo Antônio de Pádua, na Escola Municipal Deputado Armindo Marcílio Doutel de Andrade”, disse a mãe de uma estudante.
As provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. A divulgação dos locais dos exames aconteceu na terça-feira (24).
A orientação do Inep é que o estudante faça a prova, no máximo, a 30 quilômetros de distância da residência.
“Liguei para o Inep, abriam o protocolo, o Inep disse que eu tinha que ligar para o Ministério da Educação. Liguei para o Ministério da Educação, também abriam o protocolo, só que a prova é daqui a 15 dias. E eu não tenho condição alguma de ir a Santo Antônio de Pádua levá-la para fazer a prova. São 230 quilômetros, quatro horas de viagem. E aí eu queria saber do Ministério da Educação como é que a gente fica, porque eu paguei pela prova e ela quer fazer a prova”, desabafou a mãe.
Um outro estudante afirma que mora em Porciúncula, no Norte do Estado do Rio de Janeiro, e foi alocado para fazer prova na capital, o que exigiria uma viagem de cerca de seis horas.
Em outros casos, os parentes dos candidatos também reclamam da distância para o local de prova.
“Moramos na Tijuca e ela vai fazer a prova em Bonsucesso. A outra vez que ela fez foi perto de casa e ficamos sem entender o motivo da gente ter que deslocar para Bonsucesso para fazer a prova”, destacou o pai de uma estudante.
As famílias contam que o problema gera ansiedade nos alunos.
“Meu filho vai fazer a prova a 32 quilômetros de casa. Há anos, quando ele vem praticando, ele sempre ficou nas escolas próximas. O que a gente está pedindo é que o Inep reveja a localização das provas”, disse uma mãe.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que utiliza as informações declaradas pelos participantes no sistema para fazer a distribuição pelos locais de prova.
Caso todas as informações tenham sido declaradas corretamente, a prova deve ser feita em local até 30 quilômetros de distância.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.