Surtos com 34 casos de sarna humana suspendem atividades em duas creches de Franca, SP

surtos-com-34-casos-de-sarna-humana-suspendem-atividades-em-duas-creches-de-franca,-sp


Unidades terão o funcionamento interrompido, parcial ou totalmente, até a próxima semana. Entenda o que é a doença, formas de transmissão e tratamentos. Dois surtos com ao menos 34 casos de escabiose, doença conhecida como sarna humana, suspenderam atividades em duas creches de Franca (SP).
Uma das unidades fica no Residencial Peres Elias e precisou ser completamente fechada depois de confirmar 25 casos da doença. Já a creche do Residencial Palermo fechou três salas devido a nove registros confirmados.
Diante disso, a Vigilância Sanitária da cidade recomendou a suspensão das atividades por dez dias, que chegam ao fim na próxima segunda-feira (30).
“Como a gente viu que o nível da proliferação já tinha atingido várias salas, a gente achou melhor fechar para a gente conter essa proliferação. A partir do momento em que um dos funcionários ou das crianças apresentou esses sintomas e teve contato com seu colega, isso foi se espalhando”, explicou Caio César Carvalho, chefe da Vigilância Sanitária de Franca.
As creches informaram que monitoram os contaminados, mas o estado de saúde deles não foi divulgado.
Creche Estrela de Davi, no Residencial Peres Elias, em Franca
Reprodução/EPTV
Cuidados
Coordenadora de uma das unidades, Raquel de Padua detalha os cuidados tomados para evitar uma proliferação ainda maior do surto, como a higienização dos locais.
“A gente faz a higienização todos os dias, tanto dos banheiros, das salas e dos brinquedos, e a gente avisa os familiares, porque, para eliminar esse ácaro, é lavando as roupas com água e sabão e, principalmente, a fonte de calor, então não basta ser uma ação só da escola, precisa ser em conjunto com a família”, destaca.
Creches de Franca passam por higienização após surtos de sarna humana
Reprodução/EPTV
A doença
▶ O que é: a sarna humana é uma doença contagiosa causada por um tipo de ácaro. Ela causa coceira pelo corpo e pode provocar infecção na pele.
▶ A transmissão: a transmissão de pessoa para pessoa ocorre facilmente, principalmente em ambientes fechados.
▶ O tratamento: o tratamento consiste em passar pomadas, loções ou sabonetes, além do uso de remédio e de esterilizar roupas.
Sarna humana provoca coceiras pelo corpo
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.