Com falta de acesso de ônibus, estudantes caminham cerca de 3 km para frequentar escola em Itupeva


Prefeitura informou que vai disponibilizar documentação para que 91 alunos retirem a carteira estudantil, que garantirá o acesso ao transporte escolar gratuito. Estudantes sofrem para frequentar escola a pé em Itupeva
Devido à falta de acesso aos ônibus, os alunos que moram no Jardim Hortência caminham todos os dias aproximadamente três quilômetros para conseguir frequentar às aulas na Escola Estadual Terra Brasilis, em Itupeva (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a reportagem exibida pela TV TEM, os estudantes ficam diariamente expostos a diversos riscos, principalmente quando percorrem parte de uma avenida movimentada da cidade durante o trajeto.
Além disso, outros problemas, como falta de calçadas e áreas com muito matagal, obrigam os estudantes a caminharem pela rua. A aluna Ana Melo, de 14 anos, conta que a situação piora nos períodos de chuva: “É ruim demais, principalmente quando chove, porque fica um lamaceiro lá na frente e acabamos chegando sujos e suados na escola”, diz.
Jovens correm perigo devido à falta de ônibus em Itupeva (SP)
TV TEM
Outra estudante, Ana Beatriz Ferreira, de 12 anos, explica que, quando era menor de idade, passou por uma cirurgia para colocar pinos em uma das pernas. Devido a esse problema, a jovem convive com uma dor diária. “Eu fico com dor na perna e não consigo prestar atenção nos professores”, desabafa.
A situação também deixa as mães dos alunos preocupadas, como é o caso de Selma Ribeiro. A dona de casa conta à reportagem que está há meses esperando por uma ação da prefeitura.
“É muito perigoso porque tem um trânsito para ir até a escola, então, tem muitos acidentes também. Tem muitas mães que, às vezes, vão até a escola com os filhos pequenos porque não têm com quem deixá-los, e isso é uma luta diária”, diz.
Alunos caminham a pé para frequentar escola em Itupeva (SP)
TV TEM
A Prefeitura de Itupeva informou que recebeu da Diretoria de Ensino uma notificação informando que 91 alunos têm direito ao transporte escolar, devido a uma lei que beneficia estudantes que moram a pelo menos dois quilômetros de distância da escola.
Ainda de acordo com a prefeitura, o estado deverá entregar um documento para esses estudantes. Com a documentação, os pais poderão ir até a Secretaria de Educação para retirar a carteira de estudante, que fornece o acesso gratuito ao transporte público, que começará a ser disponibilizado a partir da semana que vem.
Em relação à área de mato alto, a prefeitura também informou que já está realizando um processo de limpeza na Avenida Emilio Checchinato. Além disso, a Secretaria de Obras irá verificar se a falta de calçada é em uma área particular ou pública. Caso o local seja privado, o proprietário será notificado. Se for uma área pública, será incluído no cronograma de construção de calçadas.
Área sem calçada obriga alunos a desviar trajeto para rua em Itupeva (SP)
TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.