
Os temporais chegaram com intensidade em municípios do Oeste de Santa Catarina durante a noite de quinta-feira (27) e causaram transtornos para os moradores. Uma das cidades mais afetadas pelas chuvas intensas foi Xanxerê, com alagamentos em diversas áreas.

Granizo atingiu o interior de Vargeão, no Oeste de Santa Catarina – Foto: Divulgação/Defesa Civil/ND
Por volta das 19h de quinta-feira, a Defesa Civil emitiu um alerta vermelho para tempestades em parte da região Oeste. Segundo a última atualização do órgão, a chuva intensa causou diversos pontos de alagamento em Xanxerê.
Interdição de ruas
O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, explica que as inundações causaram a interdição temporária de ruas importantes da cidade, como Papa João XXIII, General Osório, La Salle, Avenida Brasil e Marechal Deodoro da Fonseca. A BR-282 também registrou pontos de alagamento próximo ao viaduto e trevo da Femi.
Xanxerê registrou ruas alagadas por conta da chuva – Vídeo: Divulgação/Defesa Civil/ND
Até o momento não há informações de desalojados ou desabrigados, porém a Defesa Civil segue levantando os dados sobre os estragos causados pelas chuvas intensas.
Outras cidades atingidas pelas chuvas intensas
- Faxinal dos Guedes: município registrou chuva forte com alagamentos e invasão de água em uma residência.
A água invadiu uma casa em Faxinal dos Guedes – Vídeo: Divulgação/Defesa Civil/ND
- Vargeão: o que chamou atenção da população no município foi o tamanho do granizo que atingiu a comunidade de Serra Preta. Até o momento não há informações de danos materiais ou pessoas feridas.
- Xaxim: as chuvas intensas e os ventos fortes resultaram em alagamentos pontuais e quedas de árvores.

A BR-282 registrou diversos pontos interditados por conta de árvores e pedras na noite de quinta-feira; Corpo de Bombeiros foi acionado para desobstruir a rodovia – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND
No Oeste catarinense, o município que registrou o maior volume de chuva foi Ponte Serrada. Até a manhã desta sexta-feira (28), a precipitação acumulada atingiu 102.8 milímetros, conforme dados da Defesa Civil.
Sem luz
Outros municípios como Abelardo Luz, Bom Jesus, Ipuaçu e Ouro Verde também registraram quedas de energia elétrica, afetando mais de 1,5 mil unidades consumidoras na área atendida pela Celesc e cerca de 5 mil na área da Dcelt.
Chapecó também foi atingida
Chapecó, também no Oeste, registrou fortes ventos e chuvas intensas no fim da tarde da quinta-feira. A Defesa Civil registrou três atendimentos, sendo dois alagamentos e uma queda de árvore sobre uma casa.
A queda de árvore ocorreu na rua Condá, no bairro Passo dos Fortes. A família ficou desalojada e foi acolhida por familiares. O trabalho de remoção continuará nesta sexta-feira (28) por conta do risco envolvido.