
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a demonstrar sua influência no cenário político de Santa Catarina, especialmente nas articulações para as eleições estaduais de 2026.

Bolsonaro comentou sobre as eleições em Santa Catarina em reunião com apoiadores – Foto: Divulgação/ND
Em recentes declarações, Bolsonaro comentou a pré-candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), ao governo do Estado, e sugeriu um caminho alternativo: Rodrigues disputando uma vaga no Senado.
A fala revela a preocupação do ex-presidente em evitar uma divisão interna entre aliados que compartilham o mesmo espectro político, mantendo a base bolsonarista coesa para as próximas eleições.
Bolsonaro demonstrou que gostaria de ter comparecido ao evento de pré-lançamento da candidatura de João Rodrigues, no último dia 22, mas justificou ausência com o aniversário de sua esposa, Michelle Bolsonaro.
A explicação, no entanto, veio acompanhada de um recado político explícito: o sonho de ver Rodrigues concorrendo ao Senado, o que, na visão do ex-presidente, evitaria uma disputa interna e fortaleceria a candidatura à reeleição do governador Jorginho Mello (PL), eleito em 2022 com forte apoio de Bolsonaro.
A ideia do ex-presidente é formar uma chapa com Jorginho para reeleição, Rodrigues candidato ao Senado e a outra vaga na chapa do Senado seria disputada pelas deputadas federais Júlia Zanatta e Caroline de Toni, ambas do PL.
“Ainda tenho esperança de João Rodrigues ao Senado e ainda a gente lançaria só uma das duas lá, e o Jorginho teria uma reeleição tranquila”, afirmou Bolsonaro durante uma conversa com aliados. A mensagem reforça o desejo dele de unificar a direita em Santa Catarina e minimizar o risco de fragmentação nas eleições estaduais.
Entretanto, até o momento, João Rodrigues reafirma sua intenção de concorrer ao governo e não demonstra recuar do projeto. Essa indefinição mantém o jogo político em aberto. A movimentação revela o papel central do ex-presidente nas decisões que moldarão o futuro político catarinense.
Ainda que sem mandato, Bolsonaro segue atuando como um articulador influente, defendendo o fortalecimento da direita e tentando evitar disputas fratricidas em seus redutos eleitorais.
Novo deputado
O ex-vereador por Jaraguá do Sul e policial penal Jeferson Cardozo (PL) assumirá o mandato de deputado estadual a partir do dia 1º de abril, por um período de 30 dias. Ele é terceiro suplente do PL e ocupará a vaga do deputado Oscar Gutz (PL), que se licenciará, segundo ele, por motivos particulares.
Entrevista
O programa Studio News, na Record News, abordará os desafios e as perspectivas do Poder Judiciário no Brasil, com a participação do desembargador Francisco Oliveira Neto, presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil.
A entrevista irá explorar a importância do respeito aos direitos das minorias na democracia e as regras fundamentais do sistema judicial. O programa será exibido amanhã, às 22h15, na Record News.
Direito desportivo
O advogado Tullo Cavallazzi Filho foi nomeado pelo ministro do STJ e corregedor geral da Justiça Federal, Luís Felipe Salomão, para a comissão que vai debater aspectos econômicos, tributários e contratuais da primeira Jornada de Direito Desportivo promovida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal.
O encontro, inédito, reunirá especialistas de todo o país, nos dias 4 e 5 de junho. As conclusões da Jornada terão caráter orientativo para a interpretação e aplicação da complexa legislação que rege o esporte no país. Como jurista, o catarinense vai debater a regulamentação e a jurisprudência que balizam o esporte no Brasil.
Ministros do STJ e TST
Itajaí recebe hoje o 1º Simpósio Juslaboral do Litoral Catarinense, que terá como palestrantes o ministro do STJ, Marco Aurélio Buzzi, e os ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Ives Gandra da Silva Martins, Douglas Alencar Rodrigues e Amaury Rodrigues Pinto Jr.
O evento, que tratará de temas ligados às demandas judiciais da região, vai comemorar os 60 anos do curso de direito da Univali. O objetivo principal é aproximar o Litoral de Santa Catarina às autoridades de Curitiba e Brasília. Realizado pelo Instituto Dia, o encontro é destinado a magistrados, advogados e estudantes.
Vaga na Alesc

Topázio Neto apoiará uma possível candidatura de Fábio Botelho a deputado estadual – Foto: Leonardo Souza/PMF/ND
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), já começou a alinhar os planos políticos para 2026. Em acordo recente com a deputada estadual Paulinha (Podemos), ficou definida a ida do chefe de gabinete do prefeito, Fábio Botelho (foto), para o Podemos, com o objetivo de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Botelho será o candidato apoiado por Topázio, mas o prefeito garante que manterá os compromissos firmados com vereadores que também desejam concorrer a uma vaga na Alesc. O plano é consolidar uma dobradinha estratégica: enquanto Botelho busca uma vaga na Alesc, Paulinha deve disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.