Executivo do Google diz que computação quântica pode ter grande avanço em cinco anos

Um dos principais executivos do Google na área de computação quântica acredita que a tecnologia está a apenas cinco anos de aplicações práticas que não podem ser calculadas por computadores convencionais.

Julian Kelly, diretor de hardware da Google Quantum AI, afirmou em entrevista à CNBC que os computadores quânticos poderão ser usados para avanços na física e até mesmo para a geração de novos tipos de dados.

“Acreditamos que estamos a cerca de cinco anos de um grande avanço, uma aplicação prática que só pode ser resolvida por um computador quântico”, disse Kelly em entrevista exibida na última terça-feira (26).

A computação quântica tem ganhado destaque desde que o Google anunciou, em dezembro, um avanço na correção de erros, o que, segundo a empresa, sugere um caminho viável para o desenvolvimento de computadores quânticos funcionais.

Outras gigantes da tecnologia também estão investindo na área. Em fevereiro, a Microsoft revelou um novo chip de computação quântica chamado Majorana, que, segundo o CEO Satya Nadella, exigiu a criação de um “estado inteiramente novo da matéria” para funcionar.

Atualmente, o computador quântico mais avançado do Google possui 105 qubits, a unidade fundamental desse tipo de tecnologia. No entanto, especialistas afirmam que serão necessários mais de 1 milhão de qubits para que os computadores quânticos tenham aplicações realmente úteis.

Diferente dos computadores tradicionais, que operam com bits representando 0 ou 1, os qubits quânticos podem estar em múltiplos estados ao mesmo tempo, baseando-se em probabilidades.

“Computadores quânticos falam a linguagem da mecânica quântica — eles acessam a forma como o universo funciona em seu nível mais fundamental”, explicou Kelly.

Os primeiros usos práticos da computação quântica devem incluir simulações avançadas na física, especialmente em áreas que estão além das capacidades dos computadores clássicos. Outra possibilidade, ainda especulativa, seria a geração de dados para treinar modelos de inteligência artificial, embora Kelly tenha afirmado que as IAs atuais não poderão rodar em computadores quânticos.

Nos últimos meses, o interesse pela computação quântica também cresceu com o avanço dos chips de inteligência artificial da Nvidia. Apesar de não fabricar processadores quânticos, a empresa realizou recentemente um evento chamado Quantum Day, reunindo representantes de gigantes como Amazon e Microsoft para discutir o futuro da tecnologia.

O próprio CEO da Nvidia, Jensen Huang, gerou polêmica ao afirmar em janeiro que computadores quânticos úteis poderiam levar mais de 15 anos para chegar ao mercado. A declaração fez com que ações de empresas do setor caíssem. No entanto, na semana passada, Huang voltou atrás e admitiu que suas previsões estavam “erradas”, embora ainda considere a tecnologia extremamente complexa.

“Claro, a computação quântica tem potencial e todos esperamos que ela traga impactos extraordinários”, disse Huang. “Mas a tecnologia é incrivelmente complicada.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

O post Executivo do Google diz que computação quântica pode ter grande avanço em cinco anos apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.