BH tem ‘aulão’ gratuito de redação do ENEM para alunos de baixa renda; veja como se inscrever

bh-tem-‘aulao’-gratuito-de-redacao-do-enem-para-alunos-de-baixa-renda;-veja-como-se-inscrever

bh-tem-‘aulao’-gratuito-de-redacao-do-enem-para-alunos-de-baixa-renda;-veja-como-se-inscrever


O projeto atende estudantes de baixa renda de Belo Horizonte e Região Metropolitana. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Estudante se preparando para o Enem
Reprodução / Agência Pará
Neste domingo (29), em Belo Horizonte, será realizado o “aulão” gratuito de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. O projeto atende estudantes de baixa renda. Para se inscrever, basta levar 1kg de alimento não perecível.
“É uma oportunidade focada para os alunos de escola pública, que mesmo depois de algum tempo da pandemia continuam [com o ensino] defasado”, afirmou o professor de Língua Portuguesa Lucas Marquesini, idealizador do aulão.
O foco da aula é a redação, uma das provas que mais causam ansiedade entre os candidatos. Ela vai revisar a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo, discutir repertórios do texto e também temas mais prováveis que podem cair.
A aula será das 8h30 as 13h30, no Teatro Izabela Hendrix (Rua da Bahia, nº 2020, Lourdes – Belo Horizonte). As provas, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, garantem vagas nas universidades de todo país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Enem no WhatsApp.
📖Preparativos
Para a estudante Beatriz Fonseca, de 18 anos, os ‘aulões’ — com são conhecidos os estudos de longa duração — fazem a diferença na nota final do exame. A jovem, estudante de escola pública em Belo Horizonte, se prepara para tentar uma vaga no curso de psicologia.
Durante a semana, Beatriz estuda em cursinho particular das 13h30 as 18h, e também separa os finais de semana para treinar seus conhecimentos em simulados e provas dos anteriores do ENEM.
Para a aluna, conhecimento e esforço são importantes, mas também é necessário lembrar que o exame é “apenas uma prova”, e que as oportunidades não acabam no fim dela.
“O mundo não acaba no ENEM, e tudo bem tentar de novo. Ficamos tão nervosos para tentar passar de primeira, que esquecemos que a vida pode tomar outros caminhos. E tá tudo bem. O importante é se esforçar, o resto é consequência”, contou Beatriz ao g1.
✏ Locais de prova
Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram divulgados nesta terça-feira (24), na Página do Participante.
A informação estará no cartão de confirmação, junto com outros dados pessoais (número de inscrição, data, hora e local de prova, e necessidade de atendimento especializado ou de tratamento por nome social).
🗓 Datas das provas
5 de novembro
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.
12 de novembro
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
⌚ Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.