Após DMAE afirmar que situação da água de Porto Alegre estava normalizada, moradores relatam que problema persiste

apos-dmae-afirmar-que-situacao-da-agua-de-porto-alegre-estava-normalizada,-moradores-relatam-que-problema-persiste


Moradores da Capital seguem reclamando do gosto e do cheiro da água que sai das torneiras. Departamento Municipal de Água e Esgotos deu nova previsão para solucionar o impasse. Moradores de Porto Alegre reclamam do gosto e do odor da água que sai das torneiras
Alex Rocha/PMPA
Moradores de Porto Alegre e de municípios da Região Metropolitana seguem reclamando do gosto e do cheiro da água que sai das torneiras. O problema já dura quase uma semana. Na sexta-feira (12), o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) garantiu que a situação estava normalizada.
”O gosto tá forte, o cheiro no banho, na torneira, no copo, na louça. Tudo que a gente for fazer tá insuportável. É um cheiro, assim, de terra molhada (…) Tá começando a causar um pouco de ânsia nas pessoas”, afirma a vigilante do Samu Fabiana Zakowicz.
Cheiro e gosto ruim estão relacionados às condições climáticas
Imagens de satélite mostram sedimentos que alteraram água
De acordo com um laudo técnico do DMAE, a chuva dos últimos dias carregou terra, areia e vegetação para o Guaíba. A mistura teria sido responsável pelo odor e gosto alterados na água.
”Mudamos um pouquinho nosso padrão de tratamento, forçando esse material a sedimentar mais e clarificar um pouco mais essa água. A gente segue nesse padrão de tratamento até que sejam sanadas as reclamações dos clientes. A gente estima que segunda-feira a população não sinta mais gosto e cheiro”, explica o diretor-geral do Departamento, Maurício Loss.
O laudo também mostrou que as algas e aguapés que apareceram na Orla do Guaíba não têm influência nas alterações percebidas.
Cheiro e gosto da água de Porto Alegre pode ter a ver com a presença de vegetação no Rio Guaíba
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.