Conselho da ONU volta a discutir nesta terça conflito em Israel; Brasil consulta países sobre proposta dos EUA

conselho-da-onu-volta-a-discutir-nesta-terca-conflito-em-israel;-brasil-consulta-paises-sobre-proposta-dos-eua

conselho-da-onu-volta-a-discutir-nesta-terca-conflito-em-israel;-brasil-consulta-paises-sobre-proposta-dos-eua


Ministro Mauro Vieira presidirá reunião; conflito já deixou milhares de mortos. Na última semana, Brasil propôs resolução que recebeu apoio, mas acabou vetada pelos EUA. O Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira (23) que o Conselho de Segurança das Nações Unidas voltará a se reunir nesta terça (24) em Nova York (EUA) para discutir o conflito entre Israel e o Hamas.
Palácio do Itamaraty em Brasília
Divulgação Governo Federal
Chamado de Debate de Alto Nível , o encontro será comandado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira – o Brasil preside o conselho de forma temporária durante o mês de outubro.
Em comunicado, o governo brasileiro informou que o encontro será uma oportunidade para que “os países façam um chamado a um cessar-fogo e à abertura de corredores humanitários no mais alto nível”.
Paralelamente, informou o Itamaraty, o Brasil já iniciou as consultas aos demais integrantes do conselho sobre uma proposta dos Estados Unidos (leia detalhes mais abaixo). O g1 tenta detalhes do texto com a embaixada americana em Brasília.
O conflito entre Israel e o Hamas já deixou milhares de mortos e destruição nos dois lados da fronteira. Desde 7 de outubro, quando o grupo terrorista Hamas atacou Israel, o país tem respondido aos ataques.
Conselho da ONU
Na semana passada, o Brasil, na presidência do órgão, tentou aprovar no Conselho de Segurança da ONU uma resolução que, entre outros pontos, previa a abertura de corredor humanitário na fronteira entre Gaza e o Egito.
O texto obteve o apoio de 12 dos 15 membros do conselho, mas foi vetado pelos EUA – por ter direito ao chamado assento permanente, o país tem o poder de veto.
Na ocasião, foi argumentado que o texto não deixava claro o poder de autodefesa de Israel.
Estados Unidos são o único país a vetar resolução brasileira na ONU sobre a guerra
Após o veto, representantes do governo brasileiro entraram em contato com representantes dos governos da Rússia e da França, que também têm direito a veto, para tentar achar uma solução.
À GloboNews, o Itamaraty informou nesta segunda-feira que os diplomatas brasileiros na ONU iniciaram consultas aos demais países do Conselho de Segurança sobre um novo texto, apresentado pelos EUA.
O colunista do g1 Valdo Cruz informou que a intenção do Brasil é saber se há “clima” para votar a proposta americana.
O Blog do Valdo informou ainda que a proposta do governo Joe Biden é apresentada num momento em que há a avaliação de que é real o risco de o conflito no Oriente Médio se ampliar e incluir novos atores, como Hezbollah e o Irã.
Leia também:
Hamas x Israel: o que previa proposta do Brasil para Conselho de Segurança e por que EUA vetaram
No Egito, Mauro Vieira diz que ‘paralisia’ do Conselho de Segurança da ONU prejudica segurança de milhões de pessoas
Saiba quais são as funções do Conselho de Segurança da ONU

Adicionar aos favoritos o Link permanente.