Como uma StartUp fundada por três amigos foi vendida por R$36 milhões

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“Ideias não valem nada sem execução”, diz Maikel Ramthun, um dos fundadores da empresa. Quando Maikel Ramthun, Bernardo Precht e Victor Miranda decidiram fundar a StartUp Além da Medicina, nem eles poderiam imaginar que pouco tempo depois venderiam a empresa por R$ 35 milhões. A StartUp foi adquirida pela Afya, o maior hub de educação e soluções digitais médicas do País, com unidades distribuídas por todo o território nacional, nas principais cidades e capitais. “Ter uma ideia é só o começo. O que realmente importa é a execução”, afirma Maikel. Segundo o empreendedor, muitas startups falham não por falta de ideias inovadoras, mas pela incapacidade de transformá-las em produtos ou serviços que resolvam problemas reais.
No caso de “Além da Medicina”, a startup focou em fornecer um conjunto de soluções educacionais voltadas para médicos e estudantes de medicina. As soluções resolviam grandes dores do médico em diferentes fases da carreira, ajudando na preparação para as provas de residência médica, ensinando o médico a cuidar do próprio dinheiro e a investir com inteligência e dando o passo a passo e as ferramentas necessárias para que um médico construa ou cresça o consultório particular. São inúmeros conteúdos que não são ensinados nos bancos das universidades. “Você precisa ser capaz de enxergar uma necessidade no mercado e mais do que isso, executar a ideia”, ressalta Maikel.
Inovação em Mercados Tradicionais: Você Não Precisa Reinventar a Roda
Para Maikel, até mesmo mercados tradicionais são um campo fértil para a inovação. “Você não precisa necessariamente criar algo novo para ser bem-sucedido, às vezes, apenas melhorar um serviço já existente é suficiente para criar um negócio próspero”, diz.
Ele usa o exemplo de sua startup no setor médico para ilustrar o ponto. Ao identificar uma lacuna no mercado — a falta de cursos de finanças específicos para médicos — “Além da Medicina” ofereceu uma solução prática e bem focada que atendeu a uma necessidade real.
Do amadurecimento ao M&A
Quando os sócios decidiram vender a empresa, Maikel já sabia que eles não conseguiriam conduzir o processo de M&A sozinhos “Ter uma equipe especializada é crucial. Um processo de M&A é complexo e tem várias etapas. A equipe deve ser composta por profissionais que sejam especialistas em suas respectivas áreas. Isso não apenas melhora a qualidade e a eficiência do trabalho, mas também agrega valor ao negócio aos olhos dos investidores”.
Para saber mais sobre M&A, acesse o artigo completo aqui.
“Além disso, no contexto de um processo de M&A, ter um time experiente é mais do que necessário, é vital. A complexidade desse processo requer um conjunto diversificado de habilidades, desde avaliação de empresas até direito contratual.”- afirma Mário Cardoso, Diretor de M&A da VSH Partners.
Para assistir a entrevista de Maikel Ramthun na íntegra, acesse o canal da VSH Partners no Youtube. Clique aqui.

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