Projeto de quadrilha junina vai levar arte e alegria à periferia de Rio Branco: ‘cultura em todo e qualquer lugar’

projeto-de-quadrilha-junina-vai-levar-arte-e-alegria-a-periferia-de-rio-branco:-‘cultura-em-todo-e-qualquer-lugar’


“Quintal Cultural: sons e arte da periferia”, da junina Explode Coração, promove evento com música, dança, capoeira, poesia, teatro, e contação de história ao bairro Tancredo Neves no dia 29 de outubro. Iniciativa é promovida pela quadrilha junina Explode Coração
Arquivo/Arison Jardim
Na periferia, também há arte, cultura, e alegria. É por isso que a sede da Associação de moradores do bairro Tancredo Neves, em Rio Branco, será palco do projeto “Quintal Cultural: sons e arte da periferia”, no próximo dia 29 de outubro.
LEIA TAMBÉM:
Arraial Cultural: 12 quadrilhas e 20 bandas musicais animam festa junina em Rio Branco
O evento, realizado pela quadrilha junina Explode Coração, em parceria com a Fundação Elias Mansour (FEM) e a Casa do Pescador, vai ter música, dança, capoeira, poesia, teatro e contação de história.
O coordenador Cleson Lima ressalta que o projeto surgiu da necessidade de atender a população de regiões mais afastadas da capital acreana com opções de lazer e cultura, promovendo, assim, inclusão social desses moradores.
“A ideia é a descentralização da cultura. Levar a cultura para a ponta, para dentro da comunidade, em especial as comunidades periféricas, comunidade em área de vulnerabilidade social e cultural, para as pessoas que muitas vezes não têm condições de se deslocar e ir até o centro da cidade para ver uma apresentação cultural. E também a ideia de valorizar o artista, porque muitos artistas não têm oportunidade, não têm um palco para poder se apresentar e a gente vai proporcionar isso”, diz.
A junina Explode Coração, que também atua como Organização Não-Governamental (ONG), age no Tancredo Neves e outros bairros próximos. Além de eventos culturais, o grupo também promove cursos pré-Enem, além de aulas de dança, de canto e de instrumentos musicais.
Com o Quintal Cultural, Lima afirma que o objetivo é também mostrar que a cultura também se faz, literalmente, dentro de casa.
“A ideia é abrir o quintal, mostrando que cultura pode ser feita dentro do quintal mesmo, pode ser feita em uma praça, pode ser feita na rua. A nossa ideia é mostrar que dentro de um quintal dá para fazer cultura, mostrando que a cultura pode ser realizada em todo e qualquer lugar. A área da regional do bairro Tancredo Neves é uma área muito carente. Os bairros que fazem parte dessa regional são totalmente desassistidos de cultura. Tanto que não temos sequer um centro cultural, e olha que é uma área bem grande da nossa cidade. Então, a regional da parte alta é totalmente desassistida”, finaliza.
Serviço:
O que: “Quintal Cultural: sons e arte da periferia
Quando: 29 de outubro
Onde: Associação dos Moradores do bairro Tancredo Neves,
Realização: Grêmio Recreativo Explode Coração, Fundação Elias Mansour e Casa do Pescador
Entrada: gratuita
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.