![](https://s2-g1.glbimg.com/AEQVR0USUo54pr0MGmrbjSclG0I=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/W/2BKQi7S96JQ7a2OfqKIg/bc1774e4-53f3-43d2-9353-f8f6a24ee0d9.jpg)
Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental – Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira” (Funbosque) foi extinta e integrada à Semec. Sede da Prefeitura de Belém.
Amarilis Marisa/Agência Belém
A Câmara de Vereadores de Belém aprovou nesta terça-feira (28) o projeto de lei sobre a organização administrativa do município. A medida reduziu o número de cargos comissionados, incorporou secretarias e extinguiu órgãos.
A Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental – Escola Bosque “Professor Eidorfe Moreira” (Funbosque) foi extinta e integrada à Semec.
A aprovação ocorreu depois de sete horas de debates durante sessão extraordinária. Dos 35 vereadores, 26 participaram da votação do projeto e das emendas.
Segundo a prefeitura, a reforma administrativa tem como objetivo diminuir os custos da máquina pública, reduzir 600 cargos comissionados, passando de 2.800 para 2.200, além de diminuir as secretarias de 36 para 32.
Fundação Escola Bosque
Com a extinção da Funbosque, a prefeitura afirma que vai economizar R$ 5 milhões, possibilitando a construção de uma creche para crianças de 0 a 3 anos na ilha do distrito de Outeiro, ampliando o atendimento à primeira infância.
“Algumas criações têm até certa relevância, mas nunca se previu na história recente de Belém previa a extinção da Fundação Escola Bosque, da Fumbel, ou de qualquer órgão que seja pertinente à aplicação de políticas importantes”, afirmou a vereadora Marinor Brito.
Sessão da Câmara vota proposta de reforma administrativa
Para o vereador líder do governo, Fábio Souza, a medida possibilitará que outras áreas ganhem mais investimentos.
“O interesse é tornar a máquina administrativa da prefeitura ágil, mais leve, para que a gente possa ter um investimento maior nas pautas que a cidade precisa”, disse.
A reforma aprovada pela Câmara fundiu a Fundação Cultural do Município (Fumbel) com a Secretaria Municipal de Turismo (BelemTur).
LEIA TAMBÉM: Igor Normando toma posse, anuncia licitação de ônibus e fiscalização da PM no trânsito
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA