Meta oferece acordos a influenciadores para promover Instagram no TikTok, Snapchat e YouTube Shorts

A Meta está oferecendo acordos a criadores de conteúdo para promover o Instagram em outros aplicativos de vídeos curtos, como TikTok, Snapchat e YouTube Shorts, conforme apuração da CNBC.

Com o aplicativo TikTok atualmente indisponível para download nas lojas de aplicativos da Apple e do Google nos Estados Unidos, a Meta está aproveitando a oportunidade para promover o Instagram a mais usuários.

Como parte dos acordos oferecidos pela empresa, os criadores precisam promover o Instagram duas vezes por mês em outras plataformas de vídeos curtos, incluindo Snapchat, YouTube Shorts e outras, de acordo com os detalhes de um contrato oferecido a um influenciador.

O contrato, analisado pela CNBC, também exige um período de exclusividade de três meses para postagens no Reels do Instagram, antes que o criador possa publicar o conteúdo em outras plataformas.

Esses acordos têm duração de seis meses e obrigam o criador a postar no mínimo oito Reels do Instagram por mês, com pelo menos uma postagem a mais no Instagram do que em outras plataformas. O criador também deve compartilhar conteúdo em sua Story do Instagram duas vezes por mês.

Para cumprir essas exigências, as postagens não podem fazer parte de um acordo de marca, que é um contrato onde os criadores são remunerados para promover uma marca em seus perfis.

O contrato analisado pela CNBC é um exemplo de um acordo de nível intermediário oferecido pela Meta. A empresa de redes sociais também está oferecendo termos variados em relação à quantidade de entregáveis e compensação, dependendo do tamanho do público, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

A Information informou na segunda-feira que o Instagram está oferecendo bônus em dinheiro para criadores com grandes seguidores no TikTok, variando de US$ 10 mil a US$ 50 mil por mês, para que esses criadores migrem seus vídeos para o Instagram Reels.

A Meta também anunciou várias novidades para criadores, incluindo um aplicativo de criação de vídeos chamado Edits, a expansão do Reels para três minutos e um novo programa de bônus para monetização dos criadores.

O investimento da Meta nesse movimento destaca as altas apostas no cenário das redes sociais, onde as plataformas competem para capturar a atenção de milhões de usuários, enquanto o futuro do TikTok permanece incerto.

O TikTok foi suspenso nos EUA por algumas horas na semana passada, depois que a Suprema Corte validou uma lei assinada pelo ex-presidente Joe Biden em abril. A lei obrigava a empresa chinesa ByteDance a vender sua participação no TikTok ou enfrentar a proibição efetiva do aplicativo nos EUA em 19 de janeiro.

Como resultado da lei, Apple e Google também retiraram o TikTok de suas lojas de aplicativos nos EUA.

No entanto, o aplicativo voltou a funcionar nos EUA após o presidente Donald Trump anunciar que adiaria a proibição. Trump cumpriu a promessa na segunda-feira, assinando uma ordem executiva que adiou a aplicação da proibição por 75 dias.

Enquanto isso, investidores dos EUA, como Frank McCourt e Jimmy Donaldson, conhecido como Mr. Beast, se ofereceram para fazer acordos que trariam a propriedade do TikTok para os EUA. Trump também demonstrou interesse em que o bilionário Elon Musk ou o presidente da Oracle, Larry Ellison, obtivessem participação no aplicativo.

Para a Meta, pagar criadores para promover o Instagram pode ser uma estratégia eficaz para recuperar a posição do app como a plataforma social mais popular entre adolescentes e jovens adultos, após o TikTok ultrapassar o Instagram em popularidade nos últimos anos.

De acordo com uma pesquisa do Pew Research Center de 2023, 63% dos adolescentes de 13 a 17 anos afirmam usar o TikTok, em comparação com 59% que utilizam o Instagram.

Muitos criadores do TikTok dependem dos acordos de marca como principal forma de gerar receita, com os pagamentos muitas vezes dependendo do tamanho de seus seguidores. Com o futuro do TikTok incerto, as marcas estão pausando ou alterando seus acordos para incluir plataformas concorrentes.

“A publicidade foi suspensa e isso está causando muita ansiedade e perda de receita”, afirmou Dan Weinstein, co-CEO da Underscore Talent, uma agência que gerencia muitos dos principais criadores da internet.

Diante da incerteza, anunciantes e criadores estão em modo de espera, e as marcas estão diversificando suas estratégias nas redes sociais além do TikTok, incorporando plataformas como Instagram e YouTube Shorts nos acordos, disse Weinstein.

Mudar de uma plataforma para outra não garante sucesso para os criadores. Muitos que eram populares no TikTok podem ter dificuldades para desenvolver uma audiência em outros aplicativos.

“É difícil para muitos criadores do TikTok fazer a transição para o YouTube tradicional ou o Instagram tradicional”, afirma Jacob Wallach, fundador e CEO da Social4TheWin, uma consultoria de redes sociais. “Você tem o YouTube Shorts, tem o Instagram Reels. Você pode reaproveitar esse conteúdo nessas plataformas, mas o algoritmo é diferente.”

A Meta não é a única empresa buscando atrair criadores em busca de novas fontes de receita.

Na quinta-feira, a Substack anunciou um fundo de US$ 20 milhões chamado Creator Accelerator Fund para ajudar criadores a transferir e aumentar suas assinaturas pagas. A Substack é uma plataforma que permite que escritores e criadores publiquem boletins informativos e gerem receita com suas postagens por meio de assinaturas.

Alguns criadores também estão migrando para outras plataformas estrangeiras.

O RedNote, conhecido como Xiaohongshu na China, foi o aplicativo gratuito mais baixado na loja de aplicativos da Apple na semana passada e ganhou rapidamente popularidade entre os usuários que procuram alternativas, diante da incerteza sobre o TikTok. O RedNote oferece uma plataforma para compartilhamento de vídeos, similar ao TikTok.

Segundo um estudo da Captiv8, 67% dos criadores do TikTok pesquisados estão considerando o RedNote como sua alternativa preferida.

“O verdadeiro motivo pelo qual as pessoas correram para o Xiaohongshu não é porque ele é uma plataforma melhor, de forma alguma, mas porque é quase como um ‘desafio’ ao governo dos EUA”, disse Wallach.

À medida que outras plataformas cortejam ativamente os criadores em resposta ao futuro incerto do TikTok, o valor desses influenciadores digitais se torna cada vez mais claro, afirmou Wallach.

“São os criadores que fazem essas plataformas. Sem eles, é como ter uma praça pública sem entretenimento”, disse Wallach. “Os criadores são a razão pela qual todas essas plataformas são bem-sucedidas.”

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