Na semana do Dia Mundial do Queijo, conheça algumas queijarias que se destacam no interior de SP


Turismo gastronômico tem ganhado destaque no estado de São Paulo. Diversas queijarias apostam na produção artesanal. Dia Mundial do Queijo foi celebrado na segunda-feira (20)
Setur-SP/Divulgação
Celebrado na segunda-feira (20), o Dia Mundial do Queijo é uma ótima oportunidade para explorar sabores e tradições queijeiras no estado de São Paulo. Por isso, o g1 separou cinco opções premiadas e que oferecem experiências únicas que vão além de saborear um bom queijo.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
No interior de São Paulo, diversas queijarias se destacam não apenas pela qualidade dos queijos, mas também pelo alinhamento da tradição com a inovação. Confira algumas opções:
Centro-oeste paulista
A cidade de Pardinho (SP), localizada na Cuesta Paulista, abriga a Pardinho Artesanal, uma das queijarias mais premiadas do estado. Seus queijos, como o Cuesta e o Mandala, são destaques em competições internacionais, como o Mondial du Fromage, na França.
A produção reflete a riqueza natural da região e atrai turistas que desejam conhecer o processo artesanal.
Para mais informações, basta acessar o site.
Leite que chega vai para tachos de cobre, sendo aquecido; em seguida, são adicionadas as culturas e eles são cortados
Pardinho Artesanal/Divulgação
Noroeste paulista
No distrito de Onda Branca, localizado em Nova Granada (SP), existe a famosa Queijaria Mavit. Seus produtos se destacam pela criatividade e sabor, como o queijo Onda Branca, de textura amanteigada, e o Pérola Negra, um parmesão suave que passa por um ano de maturação.
A queijaria integra a Rota Turística Águas, Cultura e Negócios, ideal para quem busca conhecer o interior paulista. Mais informações sobre o local estão disponíveis neste link.
Para quem prefere sabores mais tradicionais, a Queijaria Jeito de Mato, em Fernandópolis (SP), é uma excelente escolha. Há 10 anos no mercado, ela é conhecida pelo requeijão caipira com raspas de tacho, feito de forma manual e sem aditivos.
Premiada em diversos concursos, a queijaria utiliza o leite de vacas girolandas criadas a pasto. Para mais informações, entre em contato pela rede social.
Queijo Onda Branca é destaque na região de Nova Granada
Mativ feito a Mão/Divulgação
Regiões de Sorocaba, Jundiaí e Itapetininga
A Queijo com Arte Fazenda Santa Luzia, localizada em Itapetininga (SP), é referência em queijos artesanais no estado.
Ela é reconhecida por medalhas de ouro em competições nacionais e internacionais e adota um modelo de produção verticalizado: desde o cultivo dos pastos até a criação das vacas e a elaboração dos queijos.
O bistrô da propriedade oferece uma experiência na qual o cliente pode provar pratos feitos com os queijos produzidos no local. Para mais informações, acesse o site da queijaria.
História da Queijo com Arte Fazenda Santa Luzia começa no século passado
Queijo com Arte Fazenda Santa Luzia/Divulgação
Já em Porto Feliz (SP), o Rancho Alegre Capril e Queijaria aposta na produção de queijos de cabra. Os produtos oferecem benefícios à saúde, como menor teor de colesterol e alta digestibilidade.
Além de agradar ao paladar, a queijaria preza pelo bem-estar animal e a sustentabilidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (15) 99116-1325.
Em Cabreúva (SP), os queijos produzido no sítio Pé do Morro foram premiados no World Cheese Awards, uma das competições mais importantes do cenário queijeiro mundial e que foi realizada em Viseu, Portugal, em novembro de 2024.
Os queijos que foram premiados são:
Sol do Japi – medalha de ouro;
Granito – medalha de ouro;
Piazinho – medalha de bronze.
A queijaria, que é associada ao Sindicato Rural de Itu (SP), fica aberta ao público de quinta-feira a domingo, das 11h às 17h. Quem visitar o local pode adquirir queijos, pães de fermentação natural, bolos, brioches e outros produtos feitos artesanalmente.
Produtor de Cabreúva (SP) exibe Sol, o queijo premiado com medalha de ouro na Europa
Luís Spalding/Divulgação
Experiência gastronômica
O turismo gastronômico tornou-se destaque no estado de SP, sendo uma das principais atrações para pessoas que querem ganhar novas experiências culinárias.
As queijarias do interior de São Paulo representam uma vasta diversidade de sabores, texturas e histórias que encantam quem busca unir gastronomia e turismo.
Esses locais oferecem experiências completas, seja para conhecer as técnicas de produção, degustar queijos premiados ou simplesmente apreciar o ambiente.
*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.