Ibovespa opera com mercado de olho nas commodities e em Trump

Ibovespa

O Ibovespa opera com alta nos primeiros negócios desta quinta-feira (23), aos 123,4 mil pontos, com alta de commodities. Segundo análise de Álvaro Bandeira, coordenador da Comissão de Economia da APIMEC Brasil (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Brasil), enquanto investidores especulam sobre que tarifas serão impostas no novo governo dos Estados Unidos para os países, como temos lembrado, ainda não temos visão de como será a política econômica do governo Trump, só algumas pinceladas sobre investimentos em inteligência artificial e setores tradicionais da economia.

Ontem a Bovespa sou passou quase que todo o dia oscilando entre o positivo e negativo para encerrar com queda de 0,30% índice em 122.971 pontos. Enquanto o dólar fechou em forte queda de 1,40%, moeda americana, cotada a 5,94 BRL. O menor preço em 2 meses, Dow Jones valorizou 0,30% e Nasdaq com alta de 1,28% pela recuperação das ações de tecnologia. Enquanto não saem as decisões sobre a economia dos Estados Unidos, mercados vão seguir certamente voláteis nesses próximos dias.

Hoje, bolsas asiáticas terminaram o dia com comportamento misto e estímulos da China. No mercado acionário, destaque positivo para a bolsa de Tóquio, subindo 0,79%. A Europa começando o dia com pequenas altas e até reforçando um pouco isso, o mesmo acontecendo com futuros do mercado americano, com um ajuste técnico de queda, mas que agora começa já passar para o positivo. Aqui é essencial voltarmos ao patamar do e 124.000 pontos do índice, para tentar buscar os 127.000 pontos. Mas é preciso que o volume dê suporte. Mas isso fica difícil. Por exemplo, os fundos multimercados em 2024 tiveram resgates da ordem de 356 bilhões e pelo terceiro ano seguido.

Na China, o governo mandou que se direcione recursos dos fundos e seguradoras para o mercado acionário e voltou a estimular o consumo interno. Mas, ao mesmo tempo, perdeu a posição que detinha como maior parceiro da Alemanha durante 8 anos aqui. Aqui, reiteramos que o governo precisa reposicionar as relações diplomáticas, pela guinada protecionista de Trump e desinteresse em multilateralismo.

E a expectativa para o dia de hoje é de um pequeno ajuste técnico nos mercados acionários e bolsas, portanto, podem ficar fracas e dólar um pouco mais forte. Juros também. Minério de ferro subindo no mercado asiático pode ajudar um pouco por aqui, já que Vale foi a grande responsável ontem pela queda do mercado.


TCU suspende R$ 6 bilhões do Pé de Meia; MEC nega irregularidades

O post Ibovespa opera com mercado de olho nas commodities e em Trump apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.