Crise de gripe aviária derruba ações de BRF e Marfrig nesta terça-feira

As duas principais produtoras de frango no Brasil estão operando com desvalorizações robustas na B3 nesta terça-feira (21). Por volta das 11h40, as ações de BRF e Marfrig operavam com quedas 7,9% e 6,1% respectivamente.

Especialistas ouvidos pelo Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC apontam que a desvalorização pode estar ligada com a crise de gripe aviária que afeta a Europa e os Estados Unidos.

Ontem, o estado americano da Georgia decidiu suspender todas as atividades envolvendo avicultura em seu território. A medida tem como objetivo conter os casos de gripe aviária, principalmente no Condado de Elbert.

O vírus H5N1 também vem causando problemas no Velho Continente. Principalmente em Portugal. No começo do ano, um surto da gripe foi detectado no vilarejo de São João das Lampas, próximo de Lisboa.

A gripe aviária vem sendo um problema enfrentado nos Estados Unidos com mais urgência desde o ano passado. Em junho de 2024, a doença chegou a ser detectada em pelo menos 11 estados americanos.

Além de afetar a saúde humana, a gripe aviária impacta também na pecuária. Naquela época, pelo menos 80 rebanhos leiteiros haviam sido infectados pelo vírus H5N1 e a variante H5N2. A infecção pode ser fatal para pessoas e animais e há potencial epidêmico.

Por conta disso, ações de empresas voltadas para a pecuária também estão sofrendo na bolsa de valores. Também por volta das 11h40, os papéis da JBS estavam operando com queda de 2,9%, enquanto as ações da Minerva caiam mais de 1,4%.

O post Crise de gripe aviária derruba ações de BRF e Marfrig nesta terça-feira apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.