Ibovespa opera de olho em posse de Donnald Trump

Ibovespa sobe com impulso da China e atenção a Haddad

O Ibovespa abriu em queda nesta segunda-feira (20), com investidores globais de olho para a posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que retorna à Casa Branca após quatro anos do fim de seu primeiro mandato, enquanto investidores nacionais aguardam uma nova intervenção no câmbio por parte do Banco Central.

Às 10h20, o Ibovespa opera em queda de 0,45%, cotado aos 121.692,76 pontos.

Na cena doméstica, o mercado aguarda dois leilões de linha (venda de dólares com compromisso de recompra) a serem feitos pelo Banco Central durante a manhã, com a possibilidade de uma venda total de 2 bilhões de dólares, no que será a primeira intervenção da gestão do novo presidente da autarquia, Gabriel Galípolo. O noticiário também deve repercutir reunião ministerial do governo, com a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicando que o encontro ocorrerá às 9h, à medida que se espera que uma reforma da Esplanada possa ser anunciada nas próximas semanas.

A semana também será marcada por dados econômicos globais relevantes e reuniões que podem impactar os mercados. No domingo (19), o Banco Popular da China (PBoC) anunciou a manutenção das taxas preferenciais de empréstimo (LPRs) para 1 e 5 anos, destacando a estabilidade monetária do país.

No Brasil, o Banco Central divulga nesta segunda-feira o Boletim Focus e realiza leilões de linha, enquanto na Europa começa o Fórum Econômico Mundial (WEF) em Davos, Suíça, com debates até sexta-feira (24) sobre a economia global. Dados de produção industrial no Japão, desemprego em Hong Kong e confiança do consumidor na Espanha também serão divulgados ao longo do dia.

Na terça-feira (21), atenção aos índices de inflação no Canadá, Reino Unido e Hong Kong, além das vendas no varejo no México e dos dados de sentimento econômico na Alemanha. Já na quarta-feira (22), o mercado acompanhará o discurso de Christine Lagarde, presidente do BCE, e o fluxo cambial semanal no Brasil. Nos Estados Unidos, destaque para o Índice de Indicadores Antecedentes de dezembro.

Quinta-feira (23) traz novos dados de inflação na Austrália, Japão e Singapura, além da divulgação da receita tributária federal brasileira. Nos EUA, serão publicados os pedidos iniciais de seguro-desemprego e os estoques de petróleo.

Na sexta-feira (24), a atenção se volta para as decisões de taxa de juros do Banco do Japão (BoJ), os dados do IPCA-15 no Brasil e o PMI de vários países, incluindo França, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. No mesmo dia, serão divulgados os dados de confiança do consumidor da Universidade de Michigan.

O post Ibovespa opera de olho em posse de Donnald Trump apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.