TikTok sai do ar nos EUA

O TikTok desconectou o acesso aos usuários nos Estados Unidos no fim da noite de sábado (18), depois que uma proibição nacional passou a vigorar.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou em entrevista à NBC News que pode liberar o aplicativo por 90 dias, mas isso só ocorreria depois da posse, marcada para o dia 20.

A mensagem com a qual os leitores se deparam é a seguinte:

“Uma lei que proíbe o TikTok entrou em ação nos EUA. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok agora”.

“Nós temos sorte pois o presidente Trump sinalizou que vai trabalhar conosco em uma solução para restabelecer o TikTok quando ele assumir. Fique ligado!”

A Apple e a Google retiraram o aplicativo de suas lojas de aplicativo para estar em conformidade com a lei.

Portanto, as pessoas nos EUA não conseguem mais baixar o TikTok em seus aparelhos.

Trump afirmou na entrevista à NBC News que ainda não havia tomado uma decisão final, mas estava considerando uma extensão de 90 dias do prazo, que se encerra no domingo, para que a empresa-mãe do TikTok, com sede na China, venda a empresa para um comprador não chinês ou enfrente uma proibição nos EUA.

“Acho que essa certamente seria uma opção que estamos considerando. A extensão de 90 dias é algo que provavelmente será feito, porque é apropriado. Sabe, é apropriado. Precisamos analisar isso com cuidado”, disse Trump.

“Se eu decidir fazer isso, provavelmente anunciarei na segunda-feira”, afirmou o presidente eleito.

Entenda o caso

O Congresso aprovou uma lei que proíbe o TikTok nos EUA por seus vínculos com a China. A lei é embasada na noção de que há preocupações de segurança nacional para os americanos.

O presidente Joe Biden sancionou a lei, e a Suprema Corte do país afirmou que ela é constitucional.

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu proibir o TikTok no país na última sexta-feira –a única condição que permitiria a liberação do aplicativo seria se a empresa que o controla, a chinesa ByteDance, o vendesse.

O TikTok começou a ganhar espaço nos EUA nessa época, principalmente como um aplicativo usado por jovens para clipes de dança curtos e vídeos de dublagem.

O grande sucesso do TikTok veio durante a pandemia de 2020, quando os consumidores procuravam maneiras de passar o tempo e se conectar com os outras pessoas.

O aplicativo foi tão bem-sucedido que gigantes da internet como Meta e Google lançaram serviços similares. A Meta introduziu o Reels para usuários do Instagram nos EUA em agosto de 2020 e depois o adicionou ao Facebook. O Google lançou o YouTube Shorts nos EUA em março de 2021.

Apesar da concorrência, o TikTok continuou a crescer.

O TikTok tem cerca de 115 milhões de usuários ativos mensais nos EUA, contra 258 milhões no YouTube, 253 milhões no Facebook e 131 milhões no Instagram, de acordo com a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower.

Embora o TikTok fique atrás de seus concorrentes em número total de usuários, o aplicativo chinês se tornou um centro para criadores, definidos como usuários com mais de 1.000 seguidores. O TikTok tem quase 8,5 milhões de usuários nos EUA que se enquadram nessa categoria, contra cerca de 5,2 milhões no Instagram e 1,1 milhão no YouTube, de acordo com a plataforma de marketing de influenciadores HypeAuditor.

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