Lavagem do Bonfim reúne milhares de fiéis em Salvador; veja fotos

null
A tradicional Lavagem do Bonfim, que há mais de 200 anos reúne milhares de fiéis na Bahia, acontece nesta quinta-feira (16).
O evento reúne orações católicas, manifestações de religiões de matrizes africanas e elementos do sincretismo religioso.

Os fiéis caminham juntos por mais de seis quilômetros entre os bairros do Comércio e do Bonfim, em Salvador, até a Colina Sagrada.
O ponto alto da festa ocorre quando as escadarias da igreja são lavadas por cerca de 200 baianas vestidas a caráter que despejam água nas escadarias e no átrio da igreja.
A tradição iniciou em 1773, quando membros da “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim”, constituída por devotos leigos, faziam com que os escravizados a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim.
Posteriormente, para os adeptos do candomblé, a lavagem da igreja do Senhor do Bonfim passou a ser parte da cerimônia das Águas de Oxalá.
Nas redes sociais, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), descreveu o evento como uma demonstração de fé e tradição que contagia a Bahia”, num “momento de união, renovação e agradecimento”.
As tradicionais fitinhas do Bonfim são mais que uma lembrança do evento e da cultura bahiana: os fiéis acreditam que elas carregam o poder de realizar três desejos quando se rompem.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.