Piauí permanece em alerta que indica probabilidade de chuvas volumosas e ventos intensos


Picos, que tem quase 87 mil moradores, foi a cidade mais atingida pelas chuvas no estado. Enchente provoca destruição em Picos (PI)
No Piauí, a cidade de Picos foi a mais atingida pelas chuvas.
Depois da enxurrada, o dia foi de limpar e avaliar os prejuízos.
“Eu não faço a menor ideia do que foi que a gente perdeu aqui. Teve um carro que provavelmente vai dar perda total”, conta o bioquímico Arthur da Silva Brito.
A enchente que atingiu Picos, cidade com quase 87 mil moradores no Piauí, afetou cerca de 400 pessoas, de acordo com a Defesa Civil.
“Estamos fazendo fazendo visita em todos os pontos da cidade e a gente vai fazer um diagnóstico para começar a tomar as providências locais pontualmente”, diz Kelson França, engenheiro da Defesa Civil.
Famílias acordaram de madrugada com água invadindo a casa.
“Eu estava dormindo e aí minha irmã me ligou pedindo para a gente levantar porque as casas já estavam sendo inundadas. As portas já foram quebrando e a água invadindo a casa, invadiu de uma vez”, afirma a moradora, Maria Neta.
Enchente provoca destruição em Picos (PI)
Reprodução/TV Globo
Para escapar da correnteza, moradores se abrigaram em cima de carros e até no telhado. A servidora pública estadual Luiza Bruna Barros, o filho pequeno e a mãe só foram resgatados depois que ela postou um pedido de socorro nas redes sociais.
“Eu não sabia o poder que a água tinha, entendeu? Eu via pelas redes sociais, eu via na televisão, só que você não sabe realmente o quanto aquilo é perigoso”, conta Luiza.
Para escapar da correnteza, moradores se abrigaram em cima de carros e até no telhado
Reprodução/TV Globo
Cerca de 50 desabrigados estão em um abrigo provisório. Nesta quarta-feira (15), no jornal local do Piauí, o repórter Antônio Rocha se emocionou falar da campanha que a Rede Clube, afiliada da Globo no Piauí, organiza para ajudar as vítimas da enchente.
“A Rede Clube, em parceria com a prefeitura se solidarizando para formar uma corrente do bem, justamente para ajudar quem mais precisa”, diz ele emocionado.
O apresentador Marcelo Magno explicou que Antônio também teve a casa alagada. O repórter pediu para concluir a entrada ao vivo.
“A gente até se emociona porque entende na pele, o que essas famílias estão passando. Até peço desculpas, mas é para quem está em casa, entender o tamanho do sofrimento”, completou o repórter.
Repórter Antônio Rocha se emocionou falar da campanha para ajudar vítimas da enchente no PI
Reprodução/TV Globo
O Piauí permanece dentro do alerta laranja, que indica a probabilidade de chuvas mais volumosas e ventos mais intensos. E isso que explica a quantidade de temporais que provocaram estragos e prejuízos em várias partes do estado. A ponte que fica entre os municípios de São João da Canabrava e São Luís do Piauí está desmoronando.
“É um prejuízo enorme, né? Principalmente pra nossa cidade, que só temos essa saída e essa entrada”, afirma o prefeito de São Luís do Piauí, Renato Pio.
Enquanto o nível de riachos e córregos não baixa, equipes do Exército resgatam pessoas em locais de risco.
“Eu tenho que agradecer porque eu estou aqui contando essa história porque, gente, não foi fácil.”, diz Luzia Moura.
Equipes do Exército resgatam pessoas em locais de risco.
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Piauí continua com aviso para chuvas intensas, segundo Inmet; cidades do litoral entram em alerta
Duas pessoas morrem no Piauí após fortes chuvas no estado
Adicionar aos favoritos o Link permanente.