Aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres têm inscrições abertas em São Carlos


Projeto começou há 3 meses e, desde então, 300 pessoas já participaram. Projeto oferece aulas de autodefesa para mulheres em São Carlos
Um professor de jiu-jitsu de São Carlos (SP) oferece, há três meses, aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres. E estão abertas até esta quinta-feira (16) as inscrições para novas turmas de fevereiro (confira abaixo como se inscrever).
O objetivo de Miguel Rossi Júnior, conhecido como Bruxo, é ensiná-las a evitar situações de risco. Desde que o projeto começou, já são 300 inscritas, divididas em turmas com 40 alunas cada. Os treinos acontecem de segunda à sábado, no período da noite, em um Centro Municipal de Educação Infantil no bairro Santa Felícia. As atividades duram, em média, duas horas.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
“Nas aulas, nós ensinamos primeiramente sobre ética e postura na rua, para que a mulher possa identificar quando ela estiver numa situação de risco e consequentemente sair dela. Mas a gente não ensina a pessoa se tornar agressiva, muito pelo contrário. A pessoa vem aqui e até melhora em relação à ansiedade”, disse o mestre à EPTV, afiliada da TV Globo.
Miguel Rossi Júnior, o “Bruxo”, comanda aulas de defesa pessoal em São Carlos
Reprodução/EPTV
A professora Ruthe Silva participa de um dos grupos. Um episódio inesperado motivou o interesse.
“Infelizmente fui agredida quase dois anos atrás. A pessoa me pegou totalmente desprevenida. Estava conversando comigo, pegou e me derrubou no chão. A única coisa que eu fiz foi proteger meu rosto, foi o que eu pensei na hora. Aí depois fiquei cheia de hematomas. Então, de repente, se eu tivesse alguma noção (de defesa pessoal) eu poderia ter tentado fazer alguma coisa diferente”, comentou.
A violência contra as mulheres é uma realidade que preocupa. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o estado de São Paulo registrou um número recorde de feminicídios em 2024. De janeiro a novembro, foram 226 casos. Mesmo sem os dados de dezembro, ainda não publicados, já é a maior quantidade de toda a série histórica, iniciada em 2015.
“A gente sabe que hoje em dia as mulheres são bem desrespeitadas nas ruas, não necessariamente pelas suas roupas, mas simplesmente por alguém invocar com você. Então, eu acho que a defesa pessoal é de extrema importância”, destacou a recepcionista Maria Eduarda Santos.
300 mulheres já participaram das aulas de defesa pessoal em São Carlos
Reprodução/EPTV
Como se inscrever em novas turmas
As aulas das novas turmas começam em 3 de fevereiro. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone (16) 99732-6108 e preencher um formulário.
Também é necessário apresentar comprovante de residência e documento de identidade com foto. Cada turma tem duração total de três meses.
LEIA TAMBÉM:
SURPRESA: Cobra cascavel é encontrada embaixo de geladeira em Descalvado
AGENDA: Veja feriados de 2025 de São Carlos, Araraquara, Rio Claro e região
OPORTUNIDADE: Sebrae tem inscrição para agentes de inovação com bolsas de até R$ 6,5 mil na região; confira as vagas
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.