Câmara Mirim inicia atividades em fevereiro

A Câmara Mirim de São Bento do Sul volta às atividades no dia 3 de fevereiro, às 17h30, no Plenário da Câmara. Ali, 16 adolescentes escolhidos para representar suas escolas, serão empossados e cumprirão o mandato até novembro deste ano.

Ainda, durante a sessão de posse, de acordo com as coordenadoras do projeto, Sabrina Zimkovicz e Tatiana Carlin Pizzini, os mirins passarão por um sorteio que definirá quem fica como titular ou suplente. Em seguida, os 10 vereadores titulares montarão chapas para concorrer à mesa diretora. Os ganhadores devem estar presentes em todas as sessões, que ocorrem mensalmente. Todos terão a oportunidade de participar. “Eles vão alternando. Num mês terá sessão com os 10 titulares e no outro haverá com os seis suplentes e a mesa diretora”, disse Tatiana. Também, segundo elas, uma nova mesa diretora será montada ao fim de cinco sessões da Câmara Mirim.

Antes da primeira sessão, que acontece no dia 12 de fevereiro, os adolescentes participarão de um treinamento. Eles conhecerão o funcionamento do legislativo, bem como o andamento das reuniões.

Um projeto que vai além

A Câmara Mirim é uma iniciativa que desperta a consciência da cidadania aos jovens, trazendo-os voz e liderança. Desde 2007 em São Bento do Sul, o projeto já proporcionou novas experiências a mais de 200 alunos do 6º ao 9º ano de escolas municipais, estaduais ou particulares. “Além de eles poderem conhecer o processo legislativo, os vereadores mirins têm a oportunidade de trabalhar a oratória”, afirmou Sabrina. Junto com ela e Tatiana, está na coordenação do projeto Djoni Cleber Pinheiro, também servidor da Câmara de Vereadores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.