O que é ácido fólico, para que serve e quando tomá-lo?

O ácido fólico é uma substância essencial para o nosso corpo, influenciando processos que vão desde a formação de células até a manutenção da saúde geral. Sua deficiência no organismo pode resultar em sérios problemas de saúde.

Saiba por que o ácido fólico é tão importante para a saúde e quando tomá-lo- Foto: Freepik/ND

O que é ácido fólico?

De acordo com o departamento de Medicina e de Enfermagem da UFMG, o ácido fólico, mais conhecido como vitamina B9, “é uma vitamina solúvel em água que é essencial para o crescimento e desenvolvimento celular. Ele tem um papel importante na produção de hemácias, na síntese de DNA e na manutenção da função cognitiva”.

Além disso, a vitamina B9 é essencial para diversas funções do corpo, colaborando para a saúde do coração, do cérebro e do sistema nervoso. Ele pode ser encontrado naturalmente em alimentos como folhas verdes cruas, aspargos, brócolis, frutas cítricas, fígado, levedura seca e pães, massas e cereais enriquecidos.

Entenda o impacto da vitamina B9 no corpo – Foto: Getty Images/ND

Para que serve o ácido fólico

  • Formação e reparação do DNA: o ácido fólico é essencial na síntese e na manutenção do DNA, ajudando na divisão e no crescimento celular;
  • Produção de glóbulos vermelhos: auxilia na formação de glóbulos vermelhos, prevenindo condições como a anemia megaloblástica;
  • Saúde do sistema nervoso: colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso, sendo importante para o desenvolvimento cerebral;
  • Prevenção de defeitos do tubo neural: em mulheres grávidas, a vitamina B9 ajuda a prevenir defeitos no cérebro e na medula espinhal do feto, como a espinha bífida;
  • Saúde cardiovascular: ajuda na redução de níveis elevados de homocisteína, um fator de risco para doenças cardíacas.

Ácido fólico na gravidez

De acordo com o Ministério da Saúde, a suplementação vitamínica com ácido fólico é recomendada para a mulher em idade fértil, dois meses antes de engravidar e nos dois primeiros meses da gestação.

O ácido fólico é essencial no início e ao longo da gestação  – Foto: Getty Images/ND

A vitamina B9 é muito importante durante a gestação, pois, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, “enquanto o feto está se formando, principalmente nos primeiros três meses de gravidez, ele precisa de muitos nutrientes para que todo esse processo ocorra da melhor forma possível. Nesse contexto, o ácido fólico é essencial para participar da formação do sistema nervoso do bebê“.

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, o ácido fólico não contribui diretamente para uma gravidez mais rápida. Ele é essencial para o desenvolvimento saudável do feto, mas seu principal papel está relacionado à saúde do sistema nervoso.

Sintomas da deficiência de ácido fólico

Primeiros sintomas:

  • Anemia;
  • Fadiga;
  • Palidez;
  • Irritabilidade;
  • Falta de ar;
  • Tontura.

Sintomas graves:

  • Vermelhidão e dor na língua;
  • Diarreia;
  • Redução do paladar;
  • Perda de peso;
  • Depressão.

Quais são os efeitos da deficiência de ácido fólico?

De acordo com o Manual MSD, “se uma gestante apresentar deficiência de ácido fólico, ocorre um aumento do risco de ter um bebê com um defeito congênito da medula espinhal ou cérebro (defeito do tubo neural)”.

Em adultos, a sua deficiência pode causar anemia megaloblástica, afetando a capacidade de transporte de oxigênio, além de enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a vulnerabilidade a infecções.

Como tomar ácido fólico?

Alimentos conseguem suprir a quantidade ideal de ácido fólico no corpo – Foto: Infocuspix/ND

Geralmente, uma dieta rica em Vitamina B9 atende às necessidades diárias, com alimentos como espinafre, brócolis, aspargos, lentilhas e cereais fortificados.

Já, pessoas com doenças que afetam a absorção de folato ou que utilizam medicamentos que interferem na sua absorção podem precisar de suplementos. Nesse caso, o ideal é procurar a orientação de um médico especialista.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.