Morador de SC, vítima da poliomielite, toma primeiro banho de mar aos 69 anos

O Blumenauense Ademir, de 69 anos, viveu um momento inesquecível no último fim de semana ao tomar banho de mar pela primeira vez. Apesar de morar perto do litoral e frequentar as praias da região, ele nunca havia entrado na água devido às limitações de mobilidade causadas pelas sequelas da poliomielite, doença que enfrentou na infância.

O marco aconteceu na Praia da Conceição, em Bombinhas, onde Ademir estava acompanhado da irmã, Adenita, e de sua sobrinha. Ao avistarem as cadeiras anfíbias do projeto Praia Acessível, administrado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, decidiram que era a oportunidade perfeita para realizar o sonho.

”Foi muito especial. Já frequentamos essa praia há muitos anos e sempre ouvimos falar das cadeiras anfíbias, mas nunca tínhamos visto por aqui. Quando percebemos que estavam disponíveis, aproveitamos na hora”, contou Adenita.

Apesar de um início de apreensão, Ademir logo se deixou levar pela experiência, aproveitando o calor do sol e a água do mar com um sorriso contagiante.

”No começo ele ficou um pouco assustado, mas depois adorou. Para ele, tudo que é novo vira festa. Ver a felicidade dele foi uma alegria imensa para nós. Que mais pessoas possam aproveitar e viver essa experiência tão especial”, completou Adenita.

Projeto Praia Acessível

Desde 2013, o projeto Praia Acessível promove a inclusão nas praias catarinenses. Idealizado pelo Corpo de Bombeiros Militar, ele disponibiliza cadeiras anfíbias gratuitamente para que pessoas com mobilidade reduzida possam aproveitar o banho de mar com conforto e segurança. O serviço é supervisionado por guarda-vidas, que garantem a proteção dos banhistas durante a experiência.

Atualmente, cerca de 80 cadeiras estão disponíveis em aproximadamente 60 praias de Santa Catarina, e a consulta sobre a disponibilidade pode ser feita pelo aplicativo “CBMSC Cidadão”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.