Missão New Glenn: Blue Origin adia lançamento inaugural do foguete de Jeff Bezos

A Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, cancelou o lançamento inaugural de seu principal foguete, o New Glenn, devido a problemas de última hora no veículo.

“Estamos cancelando a tentativa de lançamento de hoje para solucionar um problema no subsistema do veículo que nos levará além da nossa janela de lançamento”, afirmou Ariane Cornell, vice-presidente de sistemas espaciais da Blue Origin, durante a transmissão ao vivo da decolagem planejada. Ela destacou que a empresa está avaliando novas oportunidades para a próxima tentativa de lançamento.

Entenda o plano de lançamento do foguete de Jeff Bezos

O lançamento estava programado para ocorrer em Cabo Canaveral, na Flórida, a partir da 1h (horário do leste dos EUA). Durante a missão, o foguete estava programado para realizar o pouso do propulsor de primeiro estágio no navio Jacklyn, posicionado no Oceano Atlântico, com o objetivo de reutilização. O segundo estágio seguiria para órbita.

O voo de teste é uma etapa fundamental antes que o New Glenn possa transportar cargas útis de segurança nacional. Nesta missão, o foguete levaria a nave espacial Blue Ring, projetada para manobrar entre diferentes órbitas e locais, além de hospedar e implantar cargas útis.

Cornell explicou que a equipe de lançamento está trabalhando para esvaziar e proteger o veículo. “A partir disso, avaliaremos quais outras ações podemos realizar durante esse período de inatividade, o que determinará a próxima janela de lançamento”, acrescentou.

Com 320 pés de altura, o New Glenn é parcialmente reutilizável e enfrentou vários atrasos antes da decisão de cancelamento. A decolagem foi sucessivamente adiada devido a condições desfavoráveis no mar para o pouso do propulsor.

Atrasos e falhas técnicas são comuns em lançamentos inaugurais de foguetes. A Blue Origin tem se destacado por priorizar a sustentabilidade. “Como parte da nossa visão de longo prazo, precisamos proteger este planeta. Por isso investimos em foguetes e motores reutilizáveis”, afirmou Cornell.

A trajetória da Blue Origin rumo ao lançamento orbital incluiu três mudanças de CEO desde a sua fundação em 2000 e diversos voos suborbitais com turistas espaciais a bordo do New Shepard, avaliado em US$ 2,5 bilhões. Os motores BE-4 da Blue Origin, que utilizam metano, também equipam o foguete Vulcan da United Launch Alliance, que alcançou a órbita duas vezes no ano passado.

Empresários da tecnologia têm investido cada vez mais na exploração espacial, tradicionalmente dominada por programas governamentais, vislumbrando oportunidades comerciais em lançamentos de satélites e turismo espacial.

Nos últimos anos, a SpaceX de Elon Musk tem liderado o setor, com 433 lançamentos realizados até 13 de janeiro e planos de lançar um foguete Falcon 9 com 21 satélites Starlink em órbita baixa da Terra. Já a Virgin Galactic, de Richard Branson, levou seus primeiros turistas espaciais ao limite do espaço em 2023.

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