Mais de 50 pontos vão passar por análise da qualidade do sinal de telefonia móvel em São Luís

mais-de-50-pontos-vao-passar-por-analise-da-qualidade-do-sinal-de-telefonia-movel-em-sao-luis

mais-de-50-pontos-vao-passar-por-analise-da-qualidade-do-sinal-de-telefonia-movel-em-sao-luis


Fiscalização será feita por agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). São Luís é uma das cidades do país com o maior número de reclamações de problemas envolvendo operadoras de telefonia móvel. São Luís é uma das cidades do país com maior número de reclamações sobre a qualidade dos serviços das operadoras de telefonia móvel
Reprodução/TV Mirante
Começou, neste sábado (21), uma operação de fiscalização feita por fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que vão analisar a qualidade dos sinais da telefonia móvel em São Luís. Ao todo, 60 pontos da capital maranhense devem passar por inspeção.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
De acordo com o Ministério das Comunicações, a capital maranhense é uma das cidades do país com maior número de reclamações sobre a qualidade dos serviços das operadoras. Por isso, São Luís foi escolhida para a ser a primeira cidade a receber a ‘Blitz da Telefonia Móvel’.
Os fiscais começaram analisando a qualidade do sinal no Terminal da Cohab, na capital. Pontos nas regiões Itaqui-Bacanga e na Avenida Litorânea também foram alvo da fiscalização.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
A falta de sinal foi constatado pelos técnicos da Aneel com o auxílio de dois dispositivos eletrônicos. Durante a fiscalização, foram analisados três operadoras que oferecem serviços de 4G e 5G. E em 10 minutos, o resultado apareceu em um computador.
“Notamos uma necessidade de melhoria, fizemos a notificação, foi feito um plano de ação para até o final do ano ser cumprido para tentar fazer essa melhoria da qualidade do sinal em São Luís”, disse Hermano Tercius, superior nacional de fiscalização da Anatel.
Fiscais usaram dispositivos para analisar a qualidade do serviço
Reprodução/TV Mirante
Os pontos que serão analisados foram levantados por uma comitiva de deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
“Esse levantamento foi feito de uma forma bem criteriosa, por uma comissão de deputados da assembleia, onde reuniram pleitos da comunidade”, explicou Iracema Vale (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, esteve em São Luís acompanhando o início das atividades. Ele também assinou a portaria para a criação do ‘Conecta BR’ que vai estabelecer novos padrões de qualidade de sinal de celular para todo o país.
“Ao final da blitz, como um todo, será gerado um relatório final que será encaminhado às operadoras que foram chamadas para fazer parte deste programa e da blitz junto conosco. As operadoras terão um prazo para buscar as soluções, os mecanismos, para solucionar os problemas identificados. Passou desse prazo? Aí entrarão medidas sancionatórias da Anatel”, explicou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
Falhas em sinais de telefonia serão analisados em São Luís
Ao mesmo momento em que estão o tempo todo nas mãos, também é frequente as reclamações de quem usa o celular em São Luís. A população que sofre com a instabilidade de sinal, torce agora pela melhoria dos serviços. “É muito ruim o sinal de telefone aqui em São Luís, infelizmente”, diz Iolanda Pinheiro, copeira.
O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) orienta os consumidores que, se sentirem lesados com as falhas no serviço das operadoras, a formalizar as reclamações junto ao órgão.
“É importante o consumidor formalizar, por meio do aplicativo do Procon por exemplo, porque a gente consegue quantificar e saber quais são os locais que o consumidor está tendo deficiência no serviço”, explica Karen Barros, presidente do Procon-MA.
60 pontos serão analisados em São Luís
Reprodução/TV Mirante

Adicionar aos favoritos o Link permanente.