Meta anuncia o fim de programas de diversidade e inclusão

A Meta, empresa que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que encerrará diversos programas internos voltados à promoção de diversidade, equidade e inclusão (DEI, na sigla em inglês).

A mudança foi comunicada aos funcionários por Janelle Gale, vice-presidente de pessoas, em um texto compartilhado no fórum de comunicação interna da empresa, o Workplace.

Acabaram o programa que priorizava a contratação de candidatos de grupos subrepresentados, o treinamento de equidade e inclusão e a equipe dedicada à promoção de diversidade.

A Meta afirmou que continuará a buscar candidatos de diferentes origens, mas não usará mais a prática de selecionar grupos subrepresentados para garantir que a contratação seja baseada exclusivamente nas qualificações.

A empresa mencionou que a mudança ocorre em resposta ao cenário legal e político dos Estados Unidos, que inclui recentes decisões da Suprema Corte sobre discriminação e a aplicação de políticas de DEI, mas disse que mantém compromisso com a criação de equipes diversas –no entanto, sem dar preferência a qualquer grupo com base em características como gênero ou raça.

Maxine Williams, a diretora de diversidade da Meta, passará a focar em questões relacionadas à acessibilidade e ao engajamento.

Críticas dentro da empresa

A decisão gerou críticas internas, com vários funcionários expressando desaprovação pela mudança.

A empresa também anunciou outras alterações recentes em sua equipe, como a substituição de Nick Clegg por Joel Kaplan como chefe de assuntos globais, e modificações na política de discurso, que inclui o fim da verificação de fatos por terceiros.

A Meta não deu explicação sobre essas mudanças, mas afirmou que continuará a trabalhar em políticas para garantir que seus produtos e serviços sejam acessíveis e úteis a todos os usuários.

Além disso, a empresa declarou que, embora as políticas de DEI estejam sendo revistas, o foco permanece em construir uma equipe de trabalho com talentos diversos e promover um ambiente inclusivo para todos os funcionários.

O post Meta anuncia o fim de programas de diversidade e inclusão apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.