Limeira registra alta de 51,6% nos casos de Covid-19 em outubro, aponta Vigilância Epidemiológica

limeira-registra-alta-de-51,6%-nos-casos-de-covid-19-em-outubro,-aponta-vigilancia-epidemiologica

limeira-registra-alta-de-51,6%-nos-casos-de-covid-19-em-outubro,-aponta-vigilancia-epidemiologica


Cidade registra queda na procura pela vacina bivalente contra a doença, conforme a prefeitura. Teste de Covid-19
Prefeitura de Botucatu/Divulgação
Limeira (SP) registrou aumento de 51,6% nos casos de Covid-19 na primeira quinzena de outubro, segundo a Vigilância Epidemiológica. A cidade registra queda na procura pela vacina bivalente contra a doença, conforme a prefeitura. Entenda a situação abaixo.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
De acordo com a Secretaria de Saúde, comparando os meses de agosto e setembro a cidade teve uma alta de 41,4% nos casos confirmados de Covid-19. Já entre setembro e outubro, a tendência de alta se manteve, com 51,6% a mais de diagnósticos.
Entre os dias 1º e 16 de setembro, foram confirmados 28 casos e 1 óbito pelo coronavírus. Já no mesmo período de outubro, foram 54 casos e três óbitos registrados. Somando, nos últimos 40 dias foram 99 confirmações.
Segundo a Secretaria de Saúde, essa alta tem sido observada em todo o mundo desde agosto. “Esse aumento pode estar atribuído a novas variantes, com baixo risco para casos graves.”
Associado a esse fator, segundo a pasta, houve também uma redução na procura pela vacina bivalente contra o coronavírus. A administração reforça que a campanha de vacinação segue acontecendo, com plantões aos sábados.
A orientação dos órgãos de saúde é que a população tome as doses de reforço, inclusive a bivalente, para ampliar a proteção contra a doença e suas variantes.
Desde o início da pandemia, foram confirmados 64.738 casos de Covid-19 no município. Entre esses casos, foram 1.324 mortes pela doença, uma taxa de letalidade de 2%.
Doses da vacina bivalente contra a Covid-19
Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira
Cenário na metrópole
Já em Piracicaba (SP), a situação da Covid-19 é mais controlada, sem registro de alta nos últimos meses. A Saúde informou que a taxa atual de transmissibilidade é menor do que um.
“Diferente dos anos anteriores, atualmente, temos uma redução que se mantém estável no número de casos e óbitos, bem como uma situação mais favorável em relação ao número de hospitalizações, haja vista a menor gravidade dos casos confirmados, conferindo um cenário muito mais positivo.”
Em Piracicaba, desde o início da pandemia foram confirmados 112.638 casos e 1.674 mortes, uma taxa de letalidade de 1,48%. “A alta taxa de cobertura vacinal possibilitou essa estabilidade que estamos vivenciando e permitiu, inclusive, a suspensão das medidas restritivas e de proteção”, ressalta a Saúde em nota.
O pico da Covid-19 em Piracicaba foi em 2021, quando foi registrado maior número de casos e mortes pela doença. Já este ano, em agosto a cidade teve 104 casos e 2 mortes, em setembro 101 casos e uma morte e em outubro foram 53 casos, até esta quarta-feira (18), e uma morte pela doença.
A recomendação atual da prefeitura é que os moradores estejam com esquema vacinal completo para proteção contra as formas graves da Covid-19. A vacina bivalente está disponível em livre demanda para toda população acima de 12 anos.
Nesse contexto, é imprescindível que todos os cidadãos estejam com o esquema vacinal completo, ou seja, com todas as doses recomendadas para sua faixa etária, visando manter a imunidade, em especial a proteção contra as formas graves de Covid-19.
VÍDEOS: Veja outros destaques da região
.
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.