AGU solicita ao Facebook remoção de vídeo falso sobre Haddad

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou nesta quinta-feira (9) o Facebook, solicitando a remoção, em até 24 horas, de um vídeo adulterado com o uso de inteligência artificial (IA) que atribui falsas declarações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A plataforma foi orientada a retirar o conteúdo, que distorce falas do ministro sobre impostos para animais de estimação e pré-natal. A AGU destaca que a postagem contém informações fraudulentas e que a manipulação é evidente, com alterações na movimentação labial e no timbre de voz.

A AGU argumenta que o vídeo é um conteúdo desinformativo, criado com o intuito de enganar o público e distorcer a posição de Haddad sobre temas relevantes. O material foi manipulado de forma a alterar a fala do ministro e espalhar informações falsas sobre propostas tributárias. Além disso, a notificação da AGU destaca que a manipulação vai contra os Termos de Uso do Facebook, que proíbem a utilização da plataforma para fins ilegais.

Caso o pedido de remoção não seja atendido, a AGU solicita que o Facebook coloque um aviso sobre o vídeo, informando que ele foi gerado por IA e contém conteúdo alterado.

O post AGU solicita ao Facebook remoção de vídeo falso sobre Haddad apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.